Mudanças na Agência são discutidas na primeira Assembleia Geral do ano

Decisões estratégicas como extinção do FGRS e alterações no Estatuto foram aprovadas; nova sede, registro da Frepam e prestações de contas também foram destaque durante encontro em Brasília

ANDREW SIMEK

Brasília, 28 de junho de 2024 – Gestores de mútuas se reuniram hoje, no Windsor Plaza Brasília Hotel, para a primeira Assembleia Geral da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção contra Riscos Patrimoniais) de 2024. O evento, marcado por discussões significativas e prestação de contas, abordou diversos pontos cruciais para o setor. Mudanças no Estatuto Social também foram aprovadas.

Um dos destaques foi o registro da Frepam (Frente Parlamentar Mista do Cooperativismo de Seguros e do Mutualismo de Proteção Patrimonial) na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, que deve ser instaurada nas próximas semanas. Ela teve a assinatura de 203 parlamentares, das mais distintas ideologias políticas.

“A regulamentação do setor é de interesse nacional, por isso temos esse movimento de convergência. Com esse número de senadores e deputados apoiando a nossa causa, já temos mais de meio caminho andado. É, certamente, uma das nossas maiores vitórias”, disse o presidente da AAAPV, Raul Canal.

Entre os pontos discutidos, destacaram-se a análise de uma projeção do relatório final do deputado Vinicius Carvalho sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) n.º 101/2023, que visa a regulamentar a proteção veicular no Brasil; a prestação de contas da Assessoria Parlamentar, da Diretoria Financeira, da Diretoria de Comunicação e da Ouvidoria da AAAPV; e a extinção do FGRS (Fundo Garantidor contra Riscos Sistêmicos).

MUDANÇA DE SEDE

No evento, foi anunciada, também, a mudança de sede da Agência, que agora está localizada no Edifício Bandeirantes, na capital federal, há poucos minutos do Congresso Nacional. O ponto foi escolhido estrategicamente. “É mais um passo importante na nossa jornada da regulamentação. Reafirmamos nosso compromisso com as mútuas filiadas em oferecer sempre o melhor direcionamento, atuando com transparência e profissionalismo”, disse o 2º vice-presidente da AAAPV, Fabrício Costa.