Encontro propôs a criação de fundo de capitalização para cooperativas de seguro e de projeto voltado para caminhoneiros e motociclistas autônomos
Brasília (DF), 25 de junho de 2025 – O presidente da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção contra Riscos Patrimoniais), Raul Canal, participou na manhã de hoje de uma reunião com a diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica (Diam), Margarete Maria Gandini. O encontro aconteceu no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e abordou planos para as cooperativas de seguro e para as classes dos caminhoneiros e dos motociclistas autônomos.
A pasta manifestou a intenção de criar um fundo de capitalização para as cooperativas de seguro. O valor inicial previsto seria de R$ 2 bilhões para financiar as instituições após o processo de regulamentação feito pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Em abril, a Susep disponibilizou um portal para cadastramento das associações de proteção veicular. Uma resolução, publicada no dia 8 de abril, previa a ação como continuidade do processo de regulamentação do funcionamento de cooperativas de seguro e de grupos de proteção patrimonial mutualista, de acordo com a Lei Complementar n.º 213/2025. O prazo final para o cadastro é 15 de julho.
PROJETO BENEFICIA CAMINHONEIROS E MOTOCICLISTAS AUTÔNOMOS
Além disso, outro assunto discutido na reunião de hoje foi a implementação do projeto Renovar, que incentivará a troca de caminhões antigos por veículos mais novos para os profissionais autônomos da categoria. A verba para o projeto virá do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, e, para ter acesso ao financiamento, o profissional deverá estar vinculado a uma cooperativa de seguro.
Os motociclistas autônomos também serão beneficiados pelo programa. As ações estão em fase inicial, com previsão de publicação de portarias para o segundo semestre.