Vendas de zero km tiveram alta de 2,79% no período. Dados foram divulgados na quinta-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
Por g1 Carros
Os brasileiros compraram 1.910.519 veículos novos em três trimestres de 2025. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O g1 contabiliza motos à parte e desconsidera implementos rodoviários. Este é o melhor resultado para desde a Covid-19, em 2019 — quando foram emplacados 2.029.464.
Houve uma ligeira alta de 2,79% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacados 1,8 milhão de veículos novos.
Veja abaixo os resultados por segmento.
AUTOMÓVEIS
- 1.411.116 emplacamentos no terceiro trimestre de 2025, aumento de 3,05% ante 2024.
- 178.548 emplacamentos em setembro, alta de 3,65% em relação a agosto;
- Comparado a setembro de 2024, houve avanço de 4,02% (171.640 unidades).
COMERCIAIS LEVES
- 396.322 emplacamentos no terceiro trimestre de 2025, aumento de 4% ante 2024.
- 52.822 emplacamentos em setembro, alta expressiva de 25,14% em relação a agosto;
- Comparado a setembro de 2024, houve avanço de 3,40% (51.083 unidades).
CAMINHÕES E ÔNIBUS
- 103.081 emplacamentos no terceiro trimestre de 2025, redução de 4,72% ante 2024.
- 11.895 emplacamentos em setembro, alta de 9,55% em relação a agosto;
- Comparado a setembro de 2024, houve queda de 12,54% (13.600 unidades).
Somando automóveis e comerciais leves, os principais segmentos em vendas, a alta foi de 3,26% no terceiro trimestre de 2025.
Projeções para 2025
A projeção da Fenabrave sofreu uma pequena alteração em relação às projeções divulgadas em julho. A expectativa, agora, é que haja uma venda menor de automóveis e uma alta em motos ao longo deste ano.
- Automóveis e comerciais leves: alta de 5% para 3% (de 2.608.977 para 2.559.345);
- Caminhões: redução de 7% (de 127.593 para 113.552);
- Ônibus: alta de 6% (de 27.675 para 29.336);
- Motos: alta de 10% para 15% (de 2.063.493 para 2.157.288).
A revisão nas projeções de crescimento para 2025 acontece em meio a preocupações com os cenários nacional e internacional, e diante da queda observada nas vendas de caminhões.
Segundo a Fenabrave, a economia gerada pelas novas normas de controle de emissões para motores a diesel, com o Euro 6, tem retardado o processo de renovação da frota.
De acordo com a economista Tereza Fernandez, responsável pelas projeções macroeconômicas da federação, o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos é o principal fator de preocupação. “Até o momento seguem as incertezas de que alíquotas de Donald Trump serão aplicadas efetivamente. Ele já está atrapalhando o mercado internacional e vai provocar uma diminuição no comércio internacional”, disse.
A Fenabrave ainda indica que as altas taxas de juros no país também afetam as vendas. O Comitê de Política monetária (Copom) do Banco Central do Brasil manteve as taxas básicas de juros em 15% ao ano e indicou que as taxas devem continuar neste patamar até o final de 2025.
“Com uma taxa de juros menor, o crescimento nas vendas de automóveis e comerciais leves seria bem mais forte — ultrapassaria os 5% que projetamos no início do ano. Esperávamos uma queda nos juros até o fim de 2025, mas o Copom indicou que isso só deve acontecer em 2026, revela Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.
“Carro sustentável depende muito do crédito e a taxa de juros para esse consumidor é muito essencial”, complementa o executivo.
Foto: Roosevelt Cassio/Reuters