AAAPV

Associação de proteção veicular conquista vitória na justiça contra Ministério Público do Estado do Paraná

Ministério alegou, em ação coletiva de consumo, que a associação filiada comercializava seguro sem aval da Susep; após recurso, entidade foi autorizada a continuar atividades

O Ministério Público do Estado do Paraná ajuizou uma ação coletiva de consumo contra uma associação de proteção veicular filiada à AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais), alegando que a entidade estava colocando em risco os consumidores por suposta venda de seguro sem autorização da Susep (Superintendência de Seguros Privados).

O juiz de primeira instância determinou imediata suspensão das atividades da associação, não sendo possível cadastrar novos associados, receber contribuições, pagar indenizações, entre outras medidas.

A Dra. Patrícia Müller, procuradora-regional da AAAPV e advogada da entidade, entrou com recurso e o desembargador do caso, em decisão liminar, determinou a suspensão da decisão de primeira instância, autorizando o restabelecimento das atividades da associação por entender se tratar de uma entidade constituída sob a forma de associação sem fins lucrativos.

 

Prezados associados e público em geral

A AAAPV convoca à todos a participarem da 2ª AGO que acontecerá no dia 06 de novembro de 2025 das 15h às 18h.

Na oportunidade, a AAAPV informa que no dia 07 de novembro das 08h às 15h, ocorrerá uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, destinada a debater o mutualismo e o cooperativismo de seguros, temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a regulamentação do segmento.

Clique e acesse o Edital de Convocação da 2ª AGO da AAAPV.

Os eventos são abertos ao público. Inscrições pelo link: https://forms.gle/3kCjAjUYHc3bnZJG8