AAAPV

AAAPV participa de reunião no Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica

Encontro propôs a criação de fundo de capitalização para cooperativas de seguro e de projeto voltado para caminhoneiros e motociclistas autônomos

Brasília (DF), 25 de junho de 2025 – O presidente da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção contra Riscos Patrimoniais), Raul Canal, participou na manhã de hoje de uma reunião com a diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica (Diam), Margarete Maria Gandini. O encontro aconteceu no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e abordou planos para as cooperativas de seguro e para as classes dos caminhoneiros e dos motociclistas autônomos.

A pasta manifestou a intenção de criar um fundo de capitalização para as cooperativas de seguro. O valor inicial previsto seria de R$ 2 bilhões para financiar as instituições após o processo de regulamentação feito pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Em abril, a Susep disponibilizou um portal para cadastramento das associações de proteção veicular. Uma resolução, publicada no dia 8 de abril, previa a ação como continuidade do processo de regulamentação do funcionamento de cooperativas de seguro e de grupos de proteção patrimonial mutualista, de acordo com a Lei Complementar n.º 213/2025. O prazo final para o cadastro é 15 de julho.

PROJETO BENEFICIA CAMINHONEIROS E MOTOCICLISTAS AUTÔNOMOS

Além disso, outro assunto discutido na reunião de hoje foi a implementação do projeto Renovar, que incentivará a troca de caminhões antigos por veículos mais novos para os profissionais autônomos da categoria. A verba para o projeto virá do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, e, para ter acesso ao financiamento, o profissional deverá estar vinculado a uma cooperativa de seguro.

Os motociclistas autônomos também serão beneficiados pelo programa. As ações estão em fase inicial, com previsão de publicação de portarias para o segundo semestre.

Prezados associados e público em geral

A AAAPV convoca à todos a participarem da 2ª AGO que acontecerá no dia 06 de novembro de 2025 das 15h às 18h.

Na oportunidade, a AAAPV informa que no dia 07 de novembro das 08h às 15h, ocorrerá uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, destinada a debater o mutualismo e o cooperativismo de seguros, temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a regulamentação do segmento.

Clique e acesse o Edital de Convocação da 2ª AGO da AAAPV.

Os eventos são abertos ao público. Inscrições pelo link: https://forms.gle/3kCjAjUYHc3bnZJG8