Este ano foi, sem dúvida nenhuma, marcante para o setor associativista no Brasil. A AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial) se consolidou, em todo o País, como a principal representante do segmento, tanto pela quantidade de ações desenvolvidas visando a regulamentação e defesa do setor quanto pelo número de entidades associadas. Confira algumas das grandes conquistas.
Participação na Comissão Especial do PL 3139/2015
O Projeto de Lei nº 3139/2015, proposto pelo deputado Lucas Vergílio (SD/GO) e que visa impedir a atuação das mútuas, ganhou uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados. Desde setembro, a AAAPV mobilizou associações de diversos estados para participação nas audiências. O embate nos plenários teve o último encontro de 2017 no dia 5 de dezembro e continua no ano que vem.
Representação internacional
Diretores da AAAPV participaram de dois eventos internacionais, representando o associativismo de benefícios mútuos no País. São eles: a Biennial Conference of the International Federation of Mutual and Cooperative Insurance, promovida pela ICMIF (Intenational Cooperatives and Mutual Insurance Federation), e a 25ª Conferência Anual do Risco à Oportunidade, também organizada pela ICMIF, em Montevidéu.
Parceria com a Senacom
Foram cadastrados, no dia 18 de dezembro, a primeira leva de associações filiadas ao Portal do Consumidor, do Ministério da Justiça. Nas próximas semanas, as 18 entidades de benefícios mútuos já estarão em uma aba específica que será criada somente para a atividade de proteção veicular. A iniciativa é resultado de uma parceria do Departamento Nacional de Proteção ao Consumidor (DNPC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), com a AAAPV.
Revista
Mais de 50 mil exemplares da revista institucional da AAAPV já estão nas ruas de todo o Brasil. A publicação, que é quadrimestral, reúne artigos sobre associativismo, reportagens com autoridades favoráveis ao setor de mútuas, atividades da Agência, estudos sobre o Terceiro Setor e outros temas.
Selo de qualidade
Associações filiadas à AAAPV receberam, em julho, um selo de qualidade. Com ele, são certificadas as entidades pautadas pela ética, transparência e eficiência prevista no Estatuto Social e que passam por fiscalização da Agência. O meio transmite mais segurança aos membros das mútuas e, segundo os próprios associados, se tornou essencial na hora de escolher a associação.
Curso de formação
Em mais uma parceria de sucesso, a AAAPV, por meio da Bridge Solutions, formou a primeira turma do curso de Formação em Vistoria, com representantes da associação Auto Visa Rio, do Rio de Janeiro. Todos receberam o certificado após obterem nota máxima no quesito avaliação geral. O conteúdo programático é composto por matérias que envolvem critérios de avaliação, análise estrutural e parecer técnico.
Responsabilidade social
Neste ano, o programa “Papai Noel dos Correios” recebeu um reforço especial. A Agência, em parceria com o programa Pampa e Cerrado e a Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), adotou mil cartas da iniciativa. Os presentes das crianças, que foram entregues no dia 8 de dezembro e lotaram o carro dos Correios.
Rede Social
A página no Facebook @aaapvoficial possui mais de 9 mil seguidores, número conquistado em apenas 6 meses de criação. Atualizada constantemente e contando com um público ativo, as postagens têm alcance médio de 15 mil pessoas e cerca de 80 compartilhamentos cada. Ou seja, além dos interessados em proteção veicular que estão na rede social, o público externo também tem conhecimento das ações promovidas pela Agência e, por meio da página, sanam dúvidas e pedem indicações de filiadas.
Ouvidoria
Lançada em outubro, a Ouvidora AAAPV é utilizada como meio para intermediar a comunicação entre o associado e a associação filiada, sendo útil também na resolução de problemas internos da Agência. As informações são recebidas por uma Central de Atendimento, que funciona das 8h às 18h pelo telefone 0800-880-1804 e pelo site institucional. Caso as regras do Estatuto Social e do Código de Ética não sejam cumpridas, a associação pode ser notificada ou até mesmo excluída da Agência.
Vídeos institucionais
Quinzenalmente, vídeos institucionais direcionados aos membros das associações são disparados em uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Datas comemorativas também são constantemente trabalhadas.
Painéis frontlight
Dois painéis frontlight com a frase “Proteção Veicular é Legal” foram instalados na via que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília (DF) desde o começo de novembro. As telas podiam ser vistas tanto por quem está chegando no terminal como por quem está saindo. A ação atingiu milhares de pessoas que passam pelo local. O objetivo era que todos soubessem o que é a atividade, a representatividade dela e como o Projeto de Lei (PL) nº 3139/2015 pode desempregar e afetar negativamente a economia do Brasil.