AAAPV

Após participação na Audiência Pública, associações filiadas participam de Assembleia Geral em Brasília

Expectativas para o andamento do PL 3139/2015 e resultados positivos da AAAPV foram explorados no evento

 

Diversas associações de benefícios mútuos filiadas à AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial), após participarem da Audiência Pública da Comissão Especial do Projeto de Lei (PL) nº 3139/2015, ontem (24), na Câmara dos Deputados, seguiram para o San Marco Hotel. No local foi realizada uma Assembleia Geral, que tratou do atual panorama político da regulamentação e as apostas da Agência para angariar mais resultados positivos.

As expectativas do presidente da AAAPV Raul Canal são altas. Ele acredita que com o PL que tenta criminalizar a atividade, os espaços para argumentação são maiores, o que favorece o movimento. “Participamos da Biennial Conference of the International Federation of Mutual and Cooperative Insurance, da ICMIF (Intenational Cooperatives and Mutual Insurance Federation), em Londres, e percebemos que nosso País está extremamente atrasado quando se fala de cooperativismo e associativismo. Os parlamentares também notaram isso”, comentou.

O procurador-geral Renato Assis também foi ao evento em Londres e avaliou a ida como “extremamente positiva” para as associações, já que o momento facilitou o relacionamento com os dirigentes da ICMIF e também com os deputados da Comissão Especial presentes.

Outro assunto de destaque foi a atuação da Agência nas redes sociais. Somente na última semana, a página da AAAPV no Facebook alcançou mais de 35 mil pessoas. Cada postagem tem, em média, 9 mil visualizações. Além disso, diversos materiais de comunicação, como o caderno “panorama atual do associativismo de benefícios mútuos no Brasil” e o novo portal foram desenvolvidos para divulgação do movimento.

PROFISSIONALIZAÇÃO – O 2º vice-presidente Aurélio Brandão afirmou que a ideia, no momento, é que todos falem a mesma língua. Por isso, uma das iniciativas da AAAPV é profissionalizar os associados, por meio de uma parceria com a empresa Bridge Solutions, que tem cursos de análise técnica de sinistros e de vistoriador, realizados em 20 horas/aula. Filiados terão 20% de desconto em turmas com 10 alunos.

DEBATE NA BAHIA – Na semana que vem, dia 30 de outubro, mais um debate do PL 3139/2015 será realizado na Assembleia Legislativa da Bahia. Proposto pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA), o seminário visa discutir os critérios para o funcionamento das entidades, por isso a mobilização de todos é essencial.