AAAPV

Atenção: Detran/MS alerta para golpe na inscrição do CNH Popular

A divulgação de golpe utilizando o programa CNH Popular é muito comum. Dessa vez o alerta vem do Mato Grosso do Sul.

Por Portal do Trânsito

A possibilidade de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente atrai muitos interessados. Por esse motivo, o uso de golpe utilizando o programa CNH Popular é muito comum. Dessa vez o alerta vem do Mato Grosso do Sul. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), um site fake está circulando na internet, afirmando que as inscrições para primeira fase do programa já estão abertas.

Segundo o órgão, o anúncio traz a seguinte mensagem: “Para participar, faça sua matrícula online e totalmente Gratuita! Livre para todas as categorias de CNH. ATENÇÃO: Últimos dias de matrícula”.

A mensagem vem acompanhada de um link. Ao clicar -pelo computador- é aberta uma página em branco. Já, no celular, a página falsa abre e aparece até um assinatura do Governo Federal. De acordo com o Detran/MS, para fazer o cadastro é se pede o estado, cidade, nome e idade. Depois, o falso anúncio recomenda que mande para mais pessoas.

“Esse tipo de aplicação é comum. Depois de mandar para várias pessoas vai pedir para baixar um arquivo, onde está o vírus. Nesse sentido, as pessoas precisam ficar atentas e checar todas as informações. Nós estamos finalizando e realizando os últimos ajustes, mas o Programa CNH MS Social ainda não foi lançado,” ressaltou a diretora de Educação para o Trânsito do Detran/MS, Elijane Coelho.

CNH MS Social

Segundo o governo do Mato Grosso do Sul, o programa “CNH MS Social” vai beneficiar cinco mil pessoas de famílias carentes por ano com o pagamento de todos os custos do processo de habilitação, desde os gastos com a autoescola, em relação as aulas práticas e teóricas, até o pagamento das taxas do Detran.

Para participar da seleção é preciso já fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Entra neste programa a habilitação nas categorias A, B ou AB, adição de categoria A ou B e mudança para as categorias C, D ou E.

“Não serão contemplados os motoristas que tiverem cometido crimes na condução de veículo com sentença penal condenatória transitada em julgada, assim como aqueles que tiveram permissão para dirigir cassada”, afirmou o Detran/MS.

Edital

As vagas serão distribuídas por edital onde constará a distribuição do número de vagas por região do estado, bem como o período de inscrição e as regras de seleção. Trata-se de um benefício que será concedido para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além disso que precisam da habilitação para o trabalho.

“O Detran-MS não vai sortear, não vai ligar, não vai oferecer o benefício por mensagens de whatsapp ou sms. Ou seja, as pessoas precisam estar atentas para não caírem em golpes. As inscrições acontecerão pelo site do Detran e terá ampla divulgação quando liberado”, conclui Elijane.

Foto: Divulgação Detran/MS