AAAPV

Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, recebe deputados e autoridades em Simpósio promovido pela AAAPV

Mais de 150 representantes de mútuas participaram do evento. Liberdade econômica e futuro do mutualismo foram temas centrais das discussões

ANDREW SIMEK

Brasília (DF), 03 de dezembro de 2019 – Realizado pela AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais) em parceria com o deputado João Campos (REP/GO), o Simpósio Legislativo – A liberdade econômica e os novos paradigmas para o mercado segurador reuniu importantes expositores. Juntos, eles trouxeram uma nova visão de futuro para os mais de 150 representantes de mútuas presentes. O evento aconteceu nesta terça-feira (3), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Com o tema “O socorro mútuo e seus avanços”, o procurador-geral da Agência, Renato Assis, explicou um pouco da história do mutualismo e o motivo deste setor ter voltado ao mercado. “A ausência de segurança pública, a crise econômica e a negligência do mercado segurador foram alguns dos pontos que colaboraram para tal ação. É uma demanda da sociedade”, disse. Em seguida, o cientista-chefe da BRQ e sócio-fundador da Idea Partner, Courtnay Guimarães, falou sobre como as moedas digitais revolucionarão o mercado de seguros.

O Dr. André Santa Cruz, advogado e diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial, representou o secretário nacional de desburocratização do Ministério da Economia, Dr. Paulo Uébel, e abordou os princípios da Liberdade Econômica aplicadas ao mercado segurador. O especialista ainda ressaltou um trecho da Lei, que favorece o setor mutualista: “se houver qualquer tipo de dúvida sobre novos modelos de negócios, deve ser interpretado de forma favorável à autonomia privada”.

Brevemente, o Sr. Leandro Francisco, vice-presidente da Fenart (Federação Nacional das Associações de Proteção e Rateio dos Transportadores) e presidente da SEG Truck tratou dos desafios para o transportador autônomo de cargas frente às novas realidades. O Dr. Fernando Marinho, economista especialista em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) falou sobre a Lei aplicada a seguradoras e mútuas.

Já Raul Canal, presidente da AAAPV, agradeceu o empenho de todos antes de passar a palavra aos parlamentares presentes. “Tivemos uma manhã fantástica. Cada assunto está relacionado um com o outro, para que possamos refletir sobre o nosso futuro, que já chegou”, afirmou.

AUTORIDADES

Durante o Simpósio, diversas autoridades participaram da mesa. Os deputados Gonzaga Patriota (PSB/PE) e Daniel Almeida (PCdoB/BA) parabenizaram o movimento e garantiram apoio à causa no ano que vem. Lincoln Portela (PL/MG), por sua vez, disse que a AAAPV tem feito um trabalho de excelência e que tem um prazer muito grande em participar desta luta. O padrinho do mutualismo no Brasil, João Campos, se alegrou com os assuntos discutidos e encerrou a sessão.