AAAPV

Conferência Bienal da ICMIF discute o futuro do mutualismo

AAAPV participa do encontro pela quarta vez. Neste ano, mercado mutualista é o tema principal

ANDREW SIMEK

Auckland, Nova Zelândia, 13 de novembro de 2019 – Mais uma vez o mutualismo entra em discussão na Biennial Conference da ICMIF (International Cooperative and Mutual Insurance Federation), só que desta vez como tema central. O Brasil está representado por apenas dois delegados, que são membros da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais): o presidente, Raul Canal, e o procurador-geral, Renato Assis.

O evento acontece do dia 11 a 15 de novembro em Auckland, Nova Zelândia. São, no total, 316 delegados de 37 países, que discutem, entre outros assuntos, a inovação tecnológica, as mudanças climáticas, os riscos cibernéticos e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Estes temas impactam diretamente o mercado mutualista universal.

Esta é a quarta vez que representantes da Agência participam do encontro. De acordo com o presidente da AAAPV é notável a expansão do mutualismo em países de menor importância política e econômica, ao passo que no Brasil as entidades ainda lutam por uma regulamentação. “Na Europa, essa economia representa 63% do mercado segurador e na Alemanha chega a 73%. Em nosso País, tal atividade ainda é perseguida e estigmatizada como mercado marginal”, lamentou.