AAAPV

Criminosos realizam série de furtos e roubos na Vila Prudente e assustam moradores

Segundo a SSP, casos de furtos e roubos tiveram aumento de 10,67% nos primeiros oito meses deste ano em bairro da Zona Leste

Por G1

O bairro da Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, sofre com o aumento de furtos e roubos, o que assusta os moradores da região. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), esses crimes tiveram uma alta de 10,67% entre janeiro e agosto de 2019 comparado ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e agosto de 2018, foram registrados 2.200 casos.

Vídeos gravados por câmeras de segurança flagraram dois desses crimes entre os dias 17 e 25 de setembro, além de outras ocorrências durante o ano de 2019 (veja acima).

Os moradores da região mudaram suas rotinas para tentar fugir desse problema. “Meu trabalho é aqui na Zona Leste. São 5 minutos a pé. Mas eu vou de carro, porque a gente tem medo dessas ruas que não são muito movimentadas”, diz Adriana Miagalo, empresária que trabalha e mora na Zona Leste.

“Outra mudança ficou por conta do meu filho. Quando ele vai pro metrô, a gente tem que levar. Ele tinha rotina de sair sozinho para ir até a Avenida Paulista, encontrar alguns amigos, agora ele evita sair. Quando ele sai por aqui, é só para alguma coisa rápida e não leva nem celular. A gente fica com medo de ser abordado novamente”, explica Adriana.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública, que disse que usa os índices criminais para orientar o patrulhamento da região e que os dados isolados diminuíram.

Considerando só roubos de carros, o índice diminuiu 42% nos primeiros oito meses deste ano em relação a 2018. Se analisados só os furtos de veículos, houve queda de quase 3% no mesmo período. No período, 456 pessoas foram presas ou apreendidas e duzentos e oito carros recuperados.

 

Foto: Reprodução/TV Globo