Em 2018, foram 277 veículos roubados na cidade, uma média de 23,08
Por Gazeta de Piracicaba
O número de roubos de veículos em Piracicaba saltou de 12, em março, para 17, em abril, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O aumento foi de 42%. Abril, dessa forma, foi o mês com maior número de roubos de veículos na cidade. Em janeiro ocorreram 13 e em fevereiro, 10. Em abril do ano passado, o número de roubo de veículos foi de 16 ocorrências, uma a menos ante o mesmo mês de 2019.
Em 2018, foram 277 veículos roubados na cidade, uma média de 23,08 por mês. Janeiro e junho de 2018 foram os meses mais problemáticos com 36 roubos cada um. Os meses mais “calmos” foram abril e julho, com 16 cada. O número de veículos roubados ou furtados e que foram recuperados caiu de 369 em março para 319 em abril deste ano, segundo a SSP. A Polícia Militar tem dicas pontuais para se evitar que seu veículo seja furtado ou roubado.
Dentre elas: ao estacionar, feche inteiramente o carro, mesmo que seja por alguns minutos; habitue-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas; não pare para auxiliar outros motoristas em locais isolados, nesse caso, avise a Polícia Militar imediatamente; se perceber estar sendo seguido, dirija-se imediatamente a um posto policial mais próximo ou procure algum lugar movimentado e seguro; equipe seu veículo com dispositivos que dificultem o arrombamento e o furto; evite deixar no veículo objetos que despertem a atenção de ladrões; não estacionar em locais escuros e com pouco movimento.
Roubo é um crime que é realizado por meio de violência ou de grave ameaça. No furto, a vítima não está presente. Se o roubo de veículos aumentou em Piracicaba, o de furtos caiu de 75 em março para 58 em abril, segundo os dados estatísticos da SSP. Uma queda de 22,5%.
Se comparado a abril do ano passado, também houve queda, pois naquele mês foram furtados 66 veículos. No ano de 2018 foram levados 997 veículos, uma média de 83,08 por mês. Piracicaba também teve queda nos furtos gerais em abril em relação a março: 291 contra 259 no mês passado.
Mais dados
Outros dados fornecidos pela SSP: o número de vítimas de homicídios dolosos foram os mesmos em março e abril, 16 casos cada mês; não houve em março e em abril registros de latrocínios (quando a vítima é morta durante o roubo); tráfico de entorpecentes caiu de 574 em março para 506 em abril; porte ilegal de armas caiu de 52 para 30; armas de fogo apreendidas caiu de 124 para 105; infratores apreendidos por mandado caiu de 38 para 33; número de pessoas presas em flagrante caiu de 922 para 817.
Região
Os dados da SSP também abordam, estatisticamente, a Região de Piracicaba. Em Rio das Pedras, por exemplo, houve apenas um roubo de veículo em abril contra três em março. É o mesmo número de furtos: três e um, respectivamente. As lesões corporais dolosas (com intenção) caíram de 15 em março para 10 em abril. Houve ocorrência de um estupro em abril contra dois em março, segundo a SSP. Mais detalhes sobre os dados da SSP podem ser consultados no site: www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
Foto: Antonio Trivelin