AAAPV

Detran notificou mais de 1.500 condutores e suspendeu 375 CNHs em 2021; taxa deve subir em 2022

Motoristas reincidentes em infrações também terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) bloqueadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran).

Por g1

Após bloquear 375 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) somente em 2021, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran), já prevê o aumento na quantidade de procedimentos em 2022. O motivo é o atraso na chegada das notificações por conta da pandemia da Covid-19.

Em janeiro, o Departamento suspendeu os atendimentos presenciais na sede do órgão em Macapá, após mais de 80% dos funcionários serem afastados por testarem positivo para o novo coronavírus ou Influenza. Nesse período os atendimentos e serviços ficaram concentrados no site da instituição, de forma on-line.

“O número de 2021 reflete as notificações encaminhadas em 2020. Sabemos que 2020 foi um período muito atípico e que não conseguimos, por conta das paralisações de suspensão do prazo processual administrativo, enviar todas as notificações para dar andamento”, explicou o corregedor do Detran, Marco Dagher.

Apenas em 2021, foram encaminhadas mais de 1.500 notificações aos usuários que cometeram algum tipo de infração auto suspensiva do código de trânsito brasileiro. A estimativa do departamento é que haja um crescimento ainda maior em 2022.

“Sempre que o condutor for flagrado dirigindo com a CNH suspensa, ele vai enfrentar o processo de cassação da carteira, ou mesmo, sempre que ele cometer, no período de 1 ano, a reincidência de determinados artigos de infração do código de trânsito brasileiro, isso também vai acarretar na perda da CNH”, completou Dagher.

Os interessados podem consultar a situação do documento de habilitação no site www.detran.ap.gov.br.

Foto: Getty Images