BEV e PHEV respondem por mais de 7% das vendas em agosto, reforçando o avanço da eletrificação
Por Inside EVS
O mercado automotivo brasileiro encerrou agosto de 2025 com 214.380 emplacamentos, uma queda de 6,9% em relação a julho e retração de 3,8% frente a agosto do ano passado. O menor número de dias úteis no mês ajudou a explicar o recuo, mas entre os veículos eletrificados o movimento foi o oposto: crescimento consistente e consolidação de participação.
De acordo com levantamento da Bright Consulting, os veículos eletrificados (BEV, PHEV, HEV e MHEV) registraram 24.540 unidades em agosto, praticamente estáveis frente a julho (24.486), mas 70,3% acima do volume de agosto de 2024. Com esse resultado, a categoria respondeu por 11,4% do mercado total no mês e já soma 160.191 unidades no acumulado do ano, um avanço de 48,5% sobre 2024.
Um ponto importante é que, assim como a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), nosso levantamento editorial não considera os mild-hybrids (MHEV) como parte dos eletrificados, já que possuem apenas um nível básico de eletrificação. Nesse recorte, os números de agosto apontam para 19.745 unidades eletrificadas plenas (BEV + PHEV + HEV), o equivalente a 9,2% do mercado, um número expressivo.
BEV e PHEV já passam de 7% do mercado
Um recorte relevante é o dos veículos que “vão na tomada” — os 100% elétricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV). Essa categoria somou 14.962 unidades em agosto, o que representa 7,0% dos emplacamentos gerais. É um padrão seguido em diversos mercados desenvolvidos, que usam BEV+PHEV como referência para medir a penetração da eletrificação.
Força das marcas chinesas
As marcas chinesas seguem em expansão, passando de 9,2% do mercado total em julho para 9,9% em agosto. O desempenho é puxado principalmente pela BYD, que domina entre os elétricos, e pela GWM, que têm o líder entre os híbridos plug-in. Esse movimento confirma a consolidação das montadoras chinesas no Brasil.
Acumulado do ano e perspectiva
De janeiro a agosto, os veículos eletrificados plenos já somam 128.620 unidades, o que representa um crescimento expressivo em relação a 2024. Considerando apenas BEV e PHEV, já são 96.787 veículos no ano, reforçando que a eletrificação conectada à recarga externa avança rápido no país.
Se o ritmo atual se mantiver, 2025 deve encerrar com mais de 200 mil eletrificados plenos, sendo ao menos 150 mil plugáveis (BEV + PHEV), consolidando um novo patamar histórico para o mercado brasileiro.
Foto: Motor1 Brasil