AAAPV

ES tem um veículo roubado ou furtado por hora, aponta levantamento da Sesp

Só no município de Cachoeiro de Itapemirim foram registrados 38 casos a mais que no primeiro semestre de 2018. Polícia afirma que trabalha para combater os suspeitos

Por G1

Pelo menos um veículo é roubado ou furtado a cada hora no Espírito Santo, conforme a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Em 2018, houve 8.848 mil casos registrados no estado.

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul, ocupa a quinta posição do ES no número de crimes desse tipo. Em média, o resultado significa um roubo por dia no município.

Em Cachoeiro, de janeiro a junho desse ano, 237 ocorrências de roubo de veículos foram denunciadas pelas vítimas. Desse total, 114 veículos acabaram sendo recuperados. No ano passado, foram 199 casos de roubo no mesmo período.

No Centro de Cachoeiro, na área onde o comércio é mais movimentado, é fácil encontrar pessoas que já foram vítimas de criminosos. “Meu marido foi levar meu filho ao médico e saindo do hospital viu que a moto dele tinha sido levada. Foi questão de poucos minutos o bandido pegar a fogo e sair com ela”, relatou uma mulher, que pediu para não ser identificada.

O aposentado Marcus Arruda também já teve uma motocicleta roubada por um suspeito em plena luz do dia. “É uma sensação de angústia e de impotência. A gente fica para baixo. Trabalhamos para conseguir comprar e vem um indivíduo e leva assim”, lamentou.

A engenheira civil Thaís Grolla também circula com frequência pelas ruas da região para trabalhar e resolver pendências. Ela garante que passou a criar estratégias para não entrar para a estatística de crimes. “O número de assaltos aqui realmente está grande, então, só estaciono em trechos que conheço e que sei que são mais seguros”, falou.

Outro lado

As equipes das polícia Civil e Militar trabalham para identificar e prender os autores. Quem tiver informações que possam contribuir com o trabalho policial pode utilizar o Disque Denúncia 181, o anonimato é garantido.

 

Foto: Reprodução/TV Gazeta