AAAPV

Prazo para licenciamento de veículos com placas final 1 e 2 vai até 30 de setembro no DF

Segundo Detran, apenas 29% dos donos de carros regularizaram situação. Cronograma para pagamentos vai até dezembro; confira.

Por G1

O prazo para os donos de veículos com placas com final 1 e 2 regularizarem o licenciamento de 2021, no Distrito Federal, vai até o dia 30 de setembro. Segundo o Detran, até a semana passada, dos 1.908.569 veículos registrados no DF, apenas 564.972 tinham renovado o documento – o que corresponde a 29% da frota.

O cronograma para colocar em dia o licenciamento vai até dezembro, e é de acordo com o final da placa (veja calendário mais abaixo). Para a fiscalização de trânsito, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) referente a 2021 é exigido a partir do primeiro dia do mês seguinte ao vencimento.

Para obter o CRLV-e, é preciso quitar todos os débitos de IPVA, além de pagar a taxa de licenciamento anual e eventuais dívidas de serviços e multas de trânsito e ambientais vencidas.

Infração gravíssima

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir um veículo que não está registrado e licenciado é infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e recolhimento do veículo para o depósito.

O Certificado de Registro e Licenciamento deve estar junto com os documentos do carro. Ele é aceito tanto na versão impressa (em papel A4), quanto na versão digital.

“Na impossibilidade de o proprietário apresentar o CRLV-e, a autoridade fiscalizadora realizará a verificação no Sistema Informatizado e, não havendo restrições, procederá à liberação do veículo”, diz o Detran-DF.

O Detran também explica que vai disponibilizar o CRLV-e no aplicativo do órgão e no portal de serviços do departamento, na internet, “até o quinto dia útil da quitação de todos os débitos que incidirem no cadastro do veículo”.

Calendário de licenciamento de veículos 2021 no DF

Placa final 1 e 2

  • Pagamento: até 30 de setembro
  • Fiscalização: a partir de 1º de outubro

Placa final 3, 4 e 5

  • Pagamento: até 31 de outubro
  • Fiscalização: a partir de 1º de novembro

Placa final 6, 7 e 8

  • Pagamento: até 30 de novembro
  • Fiscalização: a partir de 1º de dezembro

Placa final 9 e 0

  • Pagamento: até 31 de dezembro
  • Fiscalização: a partir de 1º de janeiro de 2022

Como tirar o CRLV digital e imprimir?

Do mesmo modo que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, o documento digital de veículos está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O CRLV digital é atualizado no aplicativo após a quitação do IPVA e do Licenciamento. O documento também fica disponível no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e no site do Detran-DF.

Foto: TV Globo/ Reprodução