AAAPV

FGRS passa a ter adesão compulsória e novo valor de mensalidade é fixado

Regras foram aprovadas em Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, e valem a partir de 1º de janeiro de 2023; encontro também teve prestação de contas e apresentação de planejamento estratégico para o próximo ano

ANDREW SIMEK

Barra da Tijuca (RJ), 12 de dezembro de 2022 – Mesmo em dia de jogo da seleção brasileira, associadas e diretores participaram ativamente da 3ª Assembleia Geral da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais) e da 2ª Assembleia Geral do FGRS (Fundo Garantidor contra Riscos Sistêmicos) de 2022, realizada no Windsor Marapendi, hoje. Na oportunidade, foi realizado um balanço de fechamento do ano e, também, um planejamento estratégico para 2023. Novas regras do Fundo também foram aprovadas.

Como de costume, os trabalhos foram iniciados com uma apresentação do Hino Nacional Brasileiro, com uma artista local, seguido de uma oração de abertura, proferida pelo vice-presidente da Agência, José Eduardo. Em seguida, o 3º vice-presidente, Adão Gomes, apresentou o relatório financeiro do ano, que foi aprovado unanimemente por entidades filiadas presente fisicamente e, também, de forma on-line.

Walter Neto, presidente do FGRS, apresentou alternativas para que todos os membros da AAAPV também sejam filiados ao Fundo. Ele explicou que as proposituras “foram pensadas por diversos diretores, do modo mais democrático possível”. Entraram em votação as questões da compulsoriedade da adesão ao FGRS e, também, um novo valor de mensalidade, que foram aprovados. A obrigatoriedade e o novo custo de investimento passam a valer em 1º de janeiro de 2023.

ATIVIDADES PARLAMENTARES

O assessor legislativo Victor Nepomuceno abordou as medidas tomadas dentro do Congresso Nacional recentemente e adiantou que o gabinete de transição já está ciente da situação das mútuas e disposto a conversar. “Quem imaginou, em 2016, que independentemente do governo teríamos espaço? Estamos cada vez mais próximos do nosso objetivo”, comemorou o presidente da AAAPV, Raul Canal.
Diversas conquistas da AAAPV também foram explanadas pelo presidente. Ele citou trabalhos de bastidores nas Câmaras Federal e Distrital, além do Senado Federal e autarquias, em prol do reconhecimento da licitude da atividade em outras instâncias.

RODADA DE NEGÓCIOS

No período vespertino, fornecedores locais e nacionais estiveram disponíveis para tirar dúvidas das filiadas e apresentaram os serviços oferecidos. Na oportunidade, foram fechados diversos negócios. À noite, será realizada a tradicional confraternização de fim de ano.