AAAPV

Fortaleza tem média de 24 carros roubados por dia, diz secretaria de segurança

Entre janeiro e maio de 2017, 3.645 veículos foram tomados de assalto ou furtados

Por G1 CE

Fortaleza tem uma média de 24 carros roubados ou furtados por dia. Entre janeiro e maio de 2017, 3.645 veículos foram tomados de assalto ou furtados. A informação é da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Além da insegurança, a outra reclamação das pessoas que tiveram o carro tomado de assalto é que os suspeitos ficam impunes e os boletins de ocorrências servem apenas para estatísticas.

Um morador do Bairro Antônio Bezerra que teve o veículo levado por assaltantes relata que fez três boletins de ocorrências e que a insegurança e o medo permanecem na localidade. “Só servem para efeito de estatística. Não vejo ninguém tomar medidas sérias com relação à falta de segurança no nosso estado”, desabafa.

Segundo a polícia, os boletins de ocorrência devem ser feitos nas delegacias responsáveis pelo bairro onde a ação aconteceu. Mas a investigação de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime é feita na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, no Bairro Maraponga.

Noventa presos e 200 indiciados

De acordo com o delegado Fernando Cavalcante, só esse ano mais de 90 suspeitos foram presos e cerca de 200 indiciados por roubo ou furto de veículos. Entre os indiciados homens que já estão presos e comandam o crime de dentro dos presídios. “Eles furtam os carros mais antigos e levam para o interior do estado. e aí eles entregam nas mãos de receptadores. Então eles usam para desmanche. Já os carros mais novos são usados para assaltos para tráfico de drogas”, explicou.

Para ajudar no combate a esse tipo de crime, segundo Fernando, dois policiais de cada delegacia estão sendo treinados para identificar facilmente os veículos adulterados que circulam pela cidade.
“Todas as 35 delegacias distritais e metropolitanas estamos fazendo um treinamento de identificação veicular para combatermos esse tipo de crime”, disse.

Foto: Reprodução/TV Globo