AAAPV

Frente Parlamentar Mista do Caminhoneiro Autônomo e Celetista é lançada na Câmara dos Deputados

AAAPV esteve presente na solenidade, realizada nesta quarta-feira (25). Principal objetivo é ampliar o número de políticas públicas para a categoria

ANDREW SIMEK

A Frente Parlamentar Mista do Caminhoneiro Autônomo e Celetista foi lançada nesta quarta-feira (25) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Colaboradores da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais) estiveram presentes na solenidade para prestigiar este momento histórico, que certamente transformará a vida dos caminhoneiros.

O principal objetivo da Frente é a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas. Ela foi constituída, também, pelo trabalho de entidades como a FORTE (Federação dos Transportadores Autônomos de Cargas das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste) e UNICAM (União Nacional dos Caminhoneiros), representadas por José Araújo “China” da Silva e Edilson Araújo da Silva, respectivamente.

Nereu Crispim (PSL/RS) foi eleito como presidente da Frente, enquanto o senador Major Olímpio (PSL/SP) ocupa o cargo de vice-presidente. “É uma atividade essencial para o Brasil. No ano passado, por exemplo, o movimento dos caminhoneiros quase paralisou a economia”, disse Crispim.

O deputado completou ressaltando algumas demandas da categoria. “Os colegas só pediram condições adequadas de trabalho. Não aguentavam mais as altas constantes de preço dos combustíveis, a queda do valor do frete e o mau estado de conservação das estradas, que elevam o custo de manutenção dos veículos.”

A secretária nacional do Ministério da Cidadania, Rita Passos, participou do evento representando o ministro Osmar Terra. Ela afirmou que a pasta está desenvolvendo um grande projeto de fomento para as cooperativas de transporte rodoviário de cargas, com o objetivo de trazer mais atualização, qualificação e infraestrutura para a categoria.

O QUE É UMA FRENTE PARLAMENTAR

Frentes parlamentares são associações suprapartidárias criadas para debater determinado tema de interesse da sociedade. Para que seja constituída, a frente parlamentar deve registrar um requerimento, contendo composição de, pelo menos, um terço de membros do Poder Legislativo, indicação do nome da frente e responsável por prestar as informações (Fonte: Câmara dos Deputados)