AAAPV

Furto de veículos aumenta 42,3% em um mês em São Carlos

Em janeiro foram roubados 6 carros e furtados 31. Capitão disse que ações da Polícia Militar estão sendo intensificadas

Por EPTV

O número de furtos e roubos de veículos em São Carlos (SP) registrados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) aumentou 42,3% em janeiro de 2019 em comparação com entre dezembro de 2018.

No primeiro mês do ano 6 carros foram roubados e 31 furtados na cidade contra 2 carros roubados e 24 furtados no mês anterior. Em 2018, foram roubados 51 carros e furtados 419 em São Carlos.

Segundo o capitão da Polícia Militar Paulo Roberto Nucci Junior, um dos indivíduos que praticavam o crime na cidade foi preso e a ação policial será intensificada durante o carnaval.

“No mês de fevereiro que encerramos agora, já teve uma redução muito grande. O efetivo está sendo reforçado, não só na cidade de São Carlos como em toda a região pelo nosso comandante, para as festividades de Carnaval e para evitar também furtos, porque as pessoas viajam e as residências acabam ficando sozinhas.

Sensação de impotência

O carro da atendente Gisele Affonso Simões foi um dos veículos furtados. Ela tinha emprestado para os pais irem à missa e, quando eles saíram da igreja, deram falta do carro.

“Meu pai até na hora que ele saiu e se deparou que o carro não estava lá, ele falou: nossa, será que eu parei em lugar diferente? Mas habitualmente ele para no mesmo lugar e aí eles assustaram, sim, ficaram desesperados. É uma sensação de impotência misturada com uma revolta, porque a gente luta tanto para ter as coisas, né”, disse.

Furtos em geral

Outros números que aumentaram são sobre os furtos, em geral, na cidade. Em dezembro do ano passado, foram registrados 273 casos e, em janeiro, foram 298. É um aumento de 61 casos, que representa 9,15%, de acordo com os dados da SSP.

“Tinham duas quadrilhas que estavam praticando furtos a residências, mas eles foram presos. No mês de fevereiro nós tivemos uma redução e esperamos que a gente mantenha essa redução”, disse o capitão.

Falta de segurança

A casa de uma das vítimas do crime, que preferiu não se identificar por questões de segurança, já foi furtada quatro vezes.

“Ele fez o furto do notebook enquanto a gente estava dormindo naquele mesmo cômodo. Nós mudamos de casa porque a gente não tinha mais confiança na segurança da nossa casa antiga”, contou.

 

Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV