Entre as cidades mais populosas da região, Pouso Alegre foi a única que registrou queda nos casos. Alfenas investiu em centro de monitoramento
Por G1
O número de furtos e roubos de veículos cresceu nas maiores cidades do Sul de Minas entre janeiro e setembro deste ano. Em Varginha, por exemplo, os casos passaram de 71 em 2018 para 91 em 2019, considerando o mesmo período do ano. Aumento de 28,2%.
Poços de Caldas também registrou crescimento em furtos e roubos, de 21,2%. Passou de 269 casos para 326, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de Minas Gerais. A cidade tem o maior número de ocorrências na região.
Entre as cidades mais populosas, Pouso Alegre foi a única que registrou queda nos casos. Passou de 155 para 122. Redução de 21,3%.
Investimento em monitoramento
Já em Alfenas, um meio de combater o crime foi a criação do Centro Integrado de Segurança Pública. Os roubos por lá caíram 45%, mas os furtos de veículos aumentaram, de 68 para 74, ou 8,8%.
Na cidade, foram gastos R$ 600 mil na estrutura que agora concentra informações das 34 câmeras que monitoram os mais de 54 mil veículos diariamente. Segundo a Polícia Militar, neste ano foram recuperados 69 veículos furtados ou roubados.
“Como os crimes de roubo estão sendo detectados com a ajuda do sistema, estamos logrando êxito na prisão desses autores, e a pena do roubo é muito pesada, imagino que eles tenham migrado para a modalidade de furto, que também está sendo detectada tanto pelas forças policiais quanto pelo sistema”, afirma o delegado regional Thiago Gomes Ribeiro.
Foto: Reprodução EPTV