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Governo vai aumentar teor de etanol na gasolina; entenda o que muda no carro

Decisão foi anunciada nesta quarta-feira (25) e aumenta percentual do etanol na gasolina de 27% para 30%; veja as implicações para seu veículo

Por Auto Esporte

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira que, a partir de 1º de agosto, o teor do etanol na gasolina comum vendida no Brasil passará de 27,5% para 30%. A mistura de biodiesel no diesel derivado do petróleo também vai subir, de 14% para 15%. A decisão foi tomada em reunião realizada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O objetivo do governo é que o preço da nova gasolina, agora chamada de E30, seja menos vulnerável à flutuação do valor internacional do petróleo. Existe a expectativa de que o litro do combustível caia R$ 0,11 nos postos com a nova mistura.

Já o preço do diesel não deve sofrer variação. O aumento de 14% para 15% a partir de agosto serve para preservar o valor atual. Entretanto, como 23% do diesel utilizado no Brasil é importado, o governo projeta aumentos futuros por conta das tensões internacionais recentes. Isso impactaria nos valores de frete e, consequentemente, de todas as mercadorias básicas.

Aumento de etanol na gasolina pode afetar o funcionamento dos automóveis?

Proprietários de carros flex podem notar redução na autonomia, tendo em vista que o poder calorífico do etanol, agora mais presente na gasolina, é menor. Esta é a unidade que representa a quantidade de energia que um combustível fornece quando queimado completamente. No caso do derivado da cana-de-açúcar, seu poder calorífico representa 70% do valor da gasolina.

Donos de carros a gasolina podem temer os efeitos dessas mudanças. Especialistas concordam que o maior percentual de etanol na mistura não gera prejuízos a veículos modernos, mas demanda atenção para proprietários de carros mais antigos.

É o que dizem Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), e Clayton Barcelos Zabeu, professor e pesquisador na área de Propulsão Automotiva no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Consultados por Autoesporte, os especialistas afirmam que veículos mais antigos não toleram maiores quantidades de etanol.

“Para os carros mais antigos, deve-se tomar cuidado para não sofrer com a corrosão de alguns materiais e a oxidação de peças metálicas, uma vez que o etanol da bomba é hidratado — ou seja, tem água na sua composição”, afirma Clayton Barcelos.

Para Rogério Gonçalves, independentemente da nova mistura, donos de carros antigos ou colecionadores devem evitar gasolina com maior teor de etanol. A gasolina premium surge como alternativa. “É um combustível de alta octanagem, com 25% de etanol anidro na mistura. Assim, proporciona melhor desempenho ao veículo mais antigo e pode até deixá-lo mais eficiente. O problema é que também é mais cara”, diz Gonçalves.

Motocicletas apresentaram falhas durante testes

O Instituto Mauá conduziu testes da nova gasolina em motocicletas, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Ciclomotores (Abraciclo). Os resultados apontaram que algumas unidades testadas com o combustível falharam durante a partida a frio.

Apesar da intercorrência, para o Instituto Mauá, as diferenças encontradas nos testes realizados não são empecilhos para a adoção do combustível E30. As avaliações foram supervisionadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

 Foto: Getty Images