AAAPV

Mais de dois mil roubos de veículos foram registados em Manaus em 2019

Dados da SSP-AM apontam que número representa queda de 20,8% nos casos em comparação com 2018

 

Por G1

 

Em 2019, foram registrados 2.438 roubos e 1.972 furtos de veículos na capital amazonense. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), houve redução de 20,8% nos casos de roubos, e de 12,6% nos furtos, em comparação com o ano anterior.

A secretaria informou ainda que 2.499 veículos foram recuperados em ações policiais, e 200 criminosos envolvidos nos crimes de roubo, furto e receptação de veículos foram presos pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).

No último dia 16, um homem apontado como integrante de uma organização criminosa envolvida em roubos de carros sob encomenda de presidiários foi preso em Manaus. O suspeito era alvo da operação “Guilhotina”, da Polícia Civil, deflagrada em julho de 2019 que desarticulou e prendeu dez pessoas que operavam o esquema.

Segundo o delegado Cícero Túlio, titular da DERFV, as ações foram divididas em três frentes para reduzir estes tipos de crime.

“Um pilar é voltado para a repressão ao caso de desmanches de veículos. Outro pilar foi o de investigação de organizações criminosas com pessoas que se mantêm, inclusive, em sistemas penitenciários. E também existe uma área de repressão que diz respeito àqueles envolvidos no sistema de clonagem de veículos”, afirmou Túlio.

De acordo com a SSP-AM, o número total de casos registrados, em 2019 na capital, chegou ao menor patamar dos últimos quatro anos. Ao longo do ano, a Polícia Civil concluiu 154 inquéritos e registrou 75 termos circunstanciados de ocorrência (TCO).

 

Foto: Divulgação/SSP-AM