Em segundo e terceiro lugares estão Pernambuco e Rio de Janeiro; juntos, os três estados somam mais da metade das mútuas em situação de regularização
Brasília (DF), 18 de julho de 2025 – A Superintendência de Seguros Privados (Susep) encerrou o processo de cadastramento das associações de proteção veicular na última terça-feira (15), com total de 2.217 mútuas. Dados da IG Soluções Atuariais mostram que o estado de Minas Gerais teve a maior quantidade de entidades associativas cadastradas, com 676.
Em seguida, aparecem Pernambuco (234) e Rio de Janeiro (209). Juntos, os três estados concentram 50,5% das associações que enviaram informações à autarquia e que estão em processo de regularização. Por outro lado, Acre (1), Roraima (1) e Amazonas (4) são as unidades federativas com menos mútuas cadastradas.
Belo Horizonte (MG), Contagem (MG) e Rio de Janeiro (RJ) são os municípios com o maior número de mútuas registradas, com 204, 163 e 116, respectivamente. O relatório também mostra que 47,2% das associações foram abertas entre 2021 e 2025.
O cadastramento junto à Susep representa a submissão formal do grupo de proteção patrimonial mutualista à supervisão do órgão responsável, conferindo transparência à sua estrutura institucional, à governança e à forma de operação. A realização dessa etapa é condição necessária para o reconhecimento futuro da associação como entidade regular. As associações ativas que não realizaram o cadastramento atuam de forma irregular e estão sujeitas às sanções administrativas e judiciais previstas na legislação.
Foto: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio