AAAPV

NOTA DE POSICIONAMENTO

A AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção contra Riscos Patrimoniais), maior entidade representativa das associações de proteção veicular no Brasil, vem a público esclarecer que a matéria divulgada pela Globo sobre supostas negociações entre associações e criminosos no Rio de Janeiro distorce a realidade dos fatos. Na verdade, tanto as associações quanto seus associados são vítimas da crescente criminalidade e da ineficiência do Estado em garantir a segurança pública.

Importante ressaltar que as associações filiadas à AAAPV exercem suas atividades com ética, segurança e transparência e todas as ações realizadas por essas entidades visam exclusivamente à proteção patrimonial de seus associados, respeitando sempre as leis e os princípios morais.

É inaceitável que se tente inverter a responsabilidade, sugerindo que o aumento dos roubos de veículos ocorre porque algumas associações, na tentativa de minimizar os prejuízos de seus associados, precisaram buscar soluções alternativas diante da omissão do poder público. O verdadeiro problema está na impunidade e na falta de ações efetivas para combater o crime organizado, e não nas associações que cumprem seu papel de proteger seus membros.

O crescimento de associações e cooperativas de proteção patrimonial ocorre justamente porque oferecem aos cidadãos uma alternativa acessível e colaborativa diante das limitações do sistema tradicional de seguros e da falta de segurança.