AAAPV

Nova abordagem governamental é alinhada em Assembleia Geral

Em virtude do novo governo, diferentes abordagens acontecerão nos três poderes; encontro realizado hoje (10), em Brasília, também anunciou a equipe de relações governamentais, com participação de dois ex-parlamentares

ANDREW SIMEK

Brasília/DF, 10 de março de 2023 – Mudança de governo, mudança de estratégias. A primeira Assembleia Geral da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais) de 2023 ocorreu hoje, no hotel Windsor Plaza Brasília, e trouxe à tona o planejamento para este ano e as abordagens que serão realizadas nos três poderes.

Um dos destaques é a chegada do ex-deputado Federal João Campos (do Estado de Goiás) e do ex-senador Reguffe (de Brasília) ao time da Agência, que irão colaborar como articuladores para a regulamentação da atividade a nível federal. “Se buscarmos as técnicas certas e agirmos com determinação, certamente alcançaremos nossos objetivos. Acredito muito nos nossos projetos”, disse Campos.

Como de costume, o 3º vice-presidente, Adão Gomes, prestou contas, apresentou o saldo bancário e explicou todo o fluxo de caixa do ano anterior. Ele também aproveitou a oportunidade para mostrar os resultados dos primeiros meses de 2023.

Outros temas como a nomeação do 2º vice-presidente da AAAPV e do 1º suplente do Conselho Fiscal; a criação de um corpo jurídico capacitado para atendimentos exclusivos às filiadas; o atual cenário do FGRS (Fundo Garantidor contra Riscos Sistêmicos); e a campanha publicitária no Rio de Janeiro foram abordados. A participação da Agência na Feira da Proteção Veicular, dias 6 e 7 de maio, em Goiânia, também foi confirmada.

REVISTA DO MUTUALISMO E CARTA AO PRESIDENTE

A tradicional Revista AAAPV mudou de nome e terá ainda mais alcance em todo o Brasil. A agora chamada Revista do Mutualismo (clique aqui e faça o download), lançada oficialmente na ocasião, tem na capa o deputado Estadual e presidente da Alego (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás), Bruno Peixoto. O parlamentar é responsável pela articulação da Lei Estadual que regulamentou o associativismo de benefícios mútuos em Goiás.

O periódico traz, também, uma análise de mercados exclusiva, que aborda o panorama tanto do setor de seguros quanto o de entidades de autogestão de planos de proteção contra riscos patrimoniais em 2022, apresentando uma perspectiva para 2023. Os dados foram explorados pelo presidente da Agência, Raul Canal, em apresentação.

Teve destaque, ainda, a carta ao presidente Lula, que apresenta a atividade, o parecer a favor das mútuas feito pelo ex-ministro do STF Ayres Britto e uma previsão de arrecadação para o estado caso o setor seja regulamentado. O documento já foi entregue ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha. Uma reunião com o chefe da pasta será marcada em breve para discussão do tema.

“Estamos com muito mais acesso, sendo escutados e conseguindo estabelecer um diálogo. A cada ano, avançamos mais, e nossa expectativa é de que, ainda este ano, consigamos um reconhecimento da licitude da nossa atividade em todo o Brasil, dentro do regime cooperativista, com os devidos recolhimentos tributários”, disse Canal.