Nova diretoria é eleita e futuro do mutualismo pós-pandemia é discutido na 1ª Assembleia Geral de 2020

“É hora de nos reinventarmos”, afirmou o presidente da AAAPV. Na assembleia, que cumpriu os protocolos de segurança da OMS, também foram prestadas as contas de 2019

ANDREW SIMEK

Brasília (DF), 26 de junho de 2020 – Distanciamento social, máscaras, viseiras, luvas, propés e aferimento de temperatura. Todos os cuidados foram tomados contra a Covid-19 na Assembleia Geral realizada hoje, no San Marco Hotel (DF), pelos membros da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais).

Aproximadamente 130 pessoas participaram do encontro, no qual foram prestadas contas, apresentadas as perspectivas no Congresso Nacional e discutidos projetos futuros. O 3º vice-presidente, Adão Gomes, iniciou a reunião apresentando as contas de 2019, que foi aprovada por unanimidade. Em seguida, os presidentes da FABESC, FENART e FEBERJ tiveram a palavra e discorreram sobre as perspectivas do mercado no futuro que se aproxima.

A notoriedade que a Agência tem ganhado nas redes sociais também foi comentada. Foram apresentados, pelo departamento de comunicação, os resultados dos últimos seis meses. Somente o site da AAAPV teve, nesse período, 45 mil acessos. Hoje, o Facebook tem 38 mil seguidores.

Em seguida, os diretores de Relações Institucionais, Expansão e Comunicação, bem como o procurador-geral, discorreram sobre as atuações de suas respectivas áreas no ano passado. Sobre a Procuradoria, o procurador-geral Ricardo Saldanha ressaltou que as deliberações do ano passado que se iniciariam em março, foram suspensas por conta da pandemia.

PERSPECTIVAS

Pensando no cenário pós-covid-19, o ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Marcelo Buz, palestrou sobre o fim do vacatio legis e o início da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (nº 13.709/18), assuntos que devem impactar no funcionamento das entidades de proteção mútua.

A assessoria parlamentar, após prestar contas de suas atividades em 2019, falou sobre as perspectivas para os trâmites no Congresso Nacional, e abordaram as estratégias que serão adotadas para aproximação de parlamentares que podem vir a apoiar o movimento mutualista.

Com ênfase na recessão econômica, o presidente da AAAPV, Raul Canal, proferiu palestra sobre o tema “A Economia Solidária e o ‘novo normal’ pós-Covid-19”. Ele falou sobre os novos tipos de consumidores e como as mútuas devem se preparar. “Em média, 5 milhões de placas devem sair das seguradoras tradicionais. Provavelmente, parte dessas ingressarão na proteção veicular. Agora é a hora de nos reinventarmos, e oferecermos um serviço cada vez melhor”, comentou.

ELEIÇÕES

Após ampla discussão, ficou decidido, em votação, que as eleições para a nova diretoria, que será empossada em 6 de janeiro de 2021, fossem realizadas hoje. 24 votaram a favor e 15 contra. Cleiton Campos (MG) renunciou o cargo de 1º vice-presidente, então José Eduardo (RJ) assume o posto. Com isso, a diretoria de Relações Parlamentares será assumida por Theone Cardoso (RJ).