AAAPV

Número de roubos aumenta 29,1% e preocupa os moradores de Araraquara, SP

Nos primeiros nove meses deste ano, foram 621 casos contra 481 no mesmo período deste ano. Comparando com 2015, o aumento chega a 87,6%

Por G1 São Carlos e Araraquara

O número de roubos cresceu 29,1% em Araraquara (SP) de janeiro a setembro deste ano em relação a 2016, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os moradores e comerciantes se sentem inseguros e cobram mais policiamento nas ruas. Nos primeiros nove meses deste ano, foram 621 casos contra 481 no mesmo período deste ano. Comparando com 2015, o aumento chega a 87,6%. A SSP afirma que a polícia vem atuando no combate ao crime e que outros índices, como os roubos e furtos de veículos, caíram. (Veja abaixo o posicionamento completo).

Medo no comércio
No começo de outubro, o pai do projetista Luís Otávio dos Santos levou um tiro no peito durante um assalto enquanto trabalhava. “Estava sozinho, varrendo o bar. Entraram duas pessoas, pediram um cerveja e anunciaram o assalto e começaram a disparar”, disse.

Ele conta que o pai ficou quatro dias internado e, por sorte, a bala não atingiu nenhum órgão vital. “Insegurança e o sentimento de revolta”, afirmou. A comerciante Leila Garitta tem uma joalheria há 30 anos no Centro. De 2015 até agora foram dois crimes. “A gente teve dois assaltos, um a mão armada e outro de madrugada, quebrando parede e tudo. A gente abre a loja de manhã e fecha a tarde torcendo que não vá entrar ninguém porque a gente fica desprotegida”.

Casa invadida 3 vezes em 15 dias
Uma moradora, que prefere não se identificar por medo, teve a casa invadida por bandidos três vezes num período de 15 dias no mês passado. “Na primeira semana eles pularam, observaram a casa. Na próxima semana eles levaram TV e notebook. De madrugada eles voltaram tentando buscar o que ficou faltando para eles”, lamentou.

Além dela quase todos os vizinhos já foram assaltados. “O vizinho da esquina três vezes, o vizinho da frente duas, o irmão dele já foi assaltado três vezes. Não tem segurança, qualquer barulho a gente entra em desespero. A gente espera mais policiamento, a gente precisa de segurança”, desabafou.

Ação das polícias
A SSP informou que as policias Civil e Militar vem atuando no combate ao crime na cidade. Neste ano já foram feitas 737 prisões, 132 armas de fogo foram apreendidas e 63 veículos recuperados. Disse ainda que outros índices, como os roubos e furtos de veículos, caíram.

Foto: O pai do projetista Luís Otávio dos Santos foi alvo de bandidos durante assalto em Araraquara (Reprodução/ EPTV)

Prezadas mútuas filiadas,

Informamos que a Assembleia Geral Ordinária da AAAPV, programada para o dia 10 de junho de 2024, mudou de data.

Agora, ela ocorrerá no dia 28 de junho de 2024 (sexta-feira). Para ter acesso ao edital de convocação com a alteração, acesse: