Dados são da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins e se referem aos primeiros quatro meses desse ano. Número de furtos a residências também subiu na cidade
Por TV Anhanguera
O número de furtos e roubos aumentou em Araguaína. Nos primeiros quatro meses desse ano, foram 692 casos. Já no mesmo período do ano passado, foram 551. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins e se referem a crimes contra pedestres, em residências, veículos, bancos e estabelecimentos comerciais.
Alguns tipos de roubos e furtos aumentaram mais de 50%. De janeiro a abril, 140 pedestes foram roubados ou furtados nas ruas da cidade. No mesmo período do ano passado, foram 84. Um aumento de 66%.
A cabeleireira Ilza Barbosa faz parte dessa estatística. “A gente estava num lanchinho, chegaram dois rapazes, colocaram arma, carrageram celulares e bolsas dos que estavam ao redor. A gente não tem segurança mais em lugar nenhum”, comentou.
Outro número que também subiu foi o de furtos a residências. Nos primeiros meses desse ano, 126 casas foram invadidas por ladrões. No ano passado, foram 52.
A Delegacia de Repressão a Roubos foi criada nesse ano. “Com as investigações, a gente também acredita que está tendo um aumento no número de registros porque a pessoa que está sendo preoa, alguns bens estão sendo recuperados e vai a delegacia registrar para que seu crime seja investigado”, comentou o delegado regional interino, Guilherme Torres.
Por outro lado, a quantidade de homicídios na cidade diminuiu. No primeiro semestre desse ano, foram registrados 26 assassinatos. No mesmo período do ano passado, foram 56 mortes.
Mas pelas ruas de Araguaína, a sensação de insegurança não mudou. “A gente pode estar andando na rua e a qualquer momento, pode ser assaltado. A gente nunca sabe quem é quem de verdade”, disse o estudante Cláudio Rodrigues.
Foto: Reprodução/TV Anhanguera