Em janeiro, foram mais de 30% casos a mais do que no mesmo período do ano passado
Por G1
Os números de furtos de veículos e roubos em geral em São Carlos (SP) aumentaram em janeiro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, estes tipos de crime cresceram mais de 30% no município.
Os roubos praticados contra pessoas subiram de 29, em 2019, para 39 em 2020, um aumento de 34%.
Já os furtos de veículos subiram de 31 em janeiro de 2019 para 42 este ano, o que representa crescimento de 35,5%.
Os crimes aconteceram nos mais variados horários. A loja do comerciante Jairo Cantarelli foi furtada durante a madrugada de 21 de janeiro por um homem que chegou de bicicleta, quebrou a porta de vidro com um tijolo e, após 20 segundos dentro da loja, foi embora levando o caixa.
“Para o comerciante, o prejuízo vai além do financeiro. “Isso gera uma insegurança muito grande. Todos nós ficamos receosos, eu como proprietário fico receoso que isso volte acontecer e fica o receio de que isso possa acontecer durante o dia”
É essa mesma sensação que sente o farmacêutico Mauro Aparecido Alonso, que teve a sua farmácia que fica no bairro Santa Felícia roubada por um homem que agiu com violência, encostou uma arma na cabeça de um funcionário e prendendo todos dentro de uma sala.
“O trauma psicológico é o fator predominante porque cada cliente que entra no estabelecimento nós ficamos com uma insegurança terrível.”
Em quase três décadas trabalhando no local, foi a primeira vez que foi assaltado. Depois do roubo, ele instalou câmeras de segurança.
Para quem teve o carro ou a moto roubada, fica a sensação de impotência. A diretora pedagógica Gisele Masson ficou apertando o botão do alarme para ver se encontrava o seu carro na saída do trabalho, no Centro de São Carlos.
A gente fica totalmente perdida, fiz o boletim, mas até agora não localizou e fica esse prejuízo que a gente não estava contando.
Polícia Militar fez prisões
Segundo o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de São Carlos, capitão Renato Gonzalez, um homem que fez pelo menos 10 roubos foi preso e que isso vai melhorar a segurança na região sul.
“Quanto aos furtos e roubos de veículos nós também estamos tendo um pouco de dificuldade porque a gente detectou alguns golpes do seguro. Ontem conseguimos numa operação da Força Tática prender alguns indivíduos, mecânico, a pessoa que furtava, que picava e o receptador. A gente acredita que, com apoio da Polícia Civil, que o desmantelamento dessa quadrilha vai dar uma melhorada também”, disse.
Ainda segundo Gonzalez, a PM tem contado com a ajuda de grupos solidários que enviam imagens e contribuem com prisões. Um homem foi preso em flagrante e confessou mais de 6 furtos e vai responder em liberdade. O criminoso só para de cometer o roubo quando está preso”.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190.
Foto: Reprodução/EPTV