Esta é a 70ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada Persecução
Por Diário de Pernambuco
Uma operação deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (23) tem como alvo uma organização criminosa responsável por praticar roubos qualificados de veículos. Foram expedidos 12 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão domiciliar, pela 5ª Vara Criminal do Recife. Até o momento, 10 pessoas já foram presas.
Os assaltantes agiam de maneira violenta. Com o grupo, a polícia apreendeu uma submetralhadora, coletes, toucas ninjas, drogas, ferramentas, e placas clonadas. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos agiram de forma organizada, com divisão de tarefas e uma ramificação desse grupo estava agindo no município de Limoeiro, na Zona da Mata do estado.
A quadrilha praticava roubo de carros no Recife e, depois das ações criminosas, um núcleo desse grupo ficava responsável por adulterar as placas e os documentos para que os veículos fossem vendidos. “A Polícia deu uma resposta à população com carros recuperados, armamentos e drogas apreendidos. Eles abordavam com uso de armas, subtraíam os veículos das vítimas para poder adulterar o documento e vender”, comentou o diretor da Diresp, Jean Rockfeller.
As investigações começaram no último mês de março pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), vinculado à Diretoria Integrada Especializada (Diresp), sob a presidência do delegado Derivaldo Falcão. Todas as diligências foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel).
A execução envolveu 80 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A Polícia Civil ainda não detalhou as apreensões que foram realizadas durante as buscas.
Foto: Peu Ricardo/DP