AAAPV

Os pilares que garantem o crescimento consistente e acelerado do associativismo: ética, transparência e profissionalismo

EDUARDO DIAS

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) define o associativismo como “um instrumento importante para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica. (SEBRAE, publicado em 30/11/2017)”. Diante da definição, pode-se compreender que a expansão do associativismo se tornou uma necessidade da própria sociedade na busca de expressar um desejo, uma necessidade ou mesmo uma representatividade. Assim, fica, a cada dia, mais impossível ignorar ou não reconhecer a força e a importância do associativismo para o desenvolvimento da sociedade.

Entretanto, para que se atendam as demandas e os anseios da sociedade, é necessário que se tenham alguns componentes para se manter no segmento e, ainda, conseguir efetivamente justificar a importância do papel que a instituição tem na sociedade. Por experiência de caminhos com desafios, lutas e conquistas, compreendi que existem alguns pilares para que se consiga avançar com consistência. E os pilares que efetivamente podem garantir que uma organização se mantenha no mercado e se desenvolva são a ética, a transparência e o profissionalismo.

De acordo com o Ministério da Educação, o conceito e a origem da palavra ética derivam do termo grego ethos, que significa, literalmente, morada, habitat, refúgio, ou seja, o lugar onde as pessoas habitam. Conforme a definição do dicionário Michaelis, ética seria o “conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade”. Novamente, falamos da sociedade e do fundamento da origem do associativismo, tendo a sociedade como o sentido principal da sua existência.

Não somente a ética está voltada aos valores e às normas, mas também está relacionada à qualidade, assunto esse abordado na 13ª Edição da Revista AAAPV, o qual abordo em larga escala tópicos sobre relacionados a ISO 9001 nos segmentos de proteção veicular, ao tratar sobre a importância da qualidade no processo, nas normas e nos regulamentos, gerando, de forma garantida, a estruturação da organização, a qual diversas instituições do associativismo estão se familiarizando a cada dia, fortalecendo ainda mais suas bases e as projeções futuras no segmento.

Não como ser consistente e projetar o crescimento sem ter a ética como um dos pilares nos valores da organização? Pois, sem a ética fundamentada, pode até haver um crescimento expressivo em um curto espaço de tempo, entretanto, a chance desse crescimento não se manter sólido e inverter em uma curva de queda livre é gigantesca.

A integridade ou a ética vêm agregadas em respeitar o parceiro do segmento, seja associativismo ou cooperativismo; em tratar bem os colaboradores; em honrar sempre os contratos e os acordos; em respeitar todas as leis; em não enganar jamais os associados ou fornecedores; em não cometer quaisquer infrações e em evitar que elas aconteçam, se possível, com o apoio da área de compliance existente na organização ou de uma assessoria especialidade.

TRANSPARÊNCIA

Seguindo a linha dos pilares que garantem o crescimento consistente, trazemos, para este texto, o conceito e os benefícios da transparência, base da organização.

A Petrobras, após ter sofrido com corrupção de enormes proporções, implantou um programa de compliance, ética e transparência – tornando-se modelo para diversas empresas e organizações em vários segmentos –, o qual indica que se faça uma visita, que pode gerar uma reflexão sobre a implantação de programas anticorrupção nas organizações em que você, leitor, atua e estudo sobre formatos de gestão que cooperam para uma administração honesta e qualificada.

É obrigatório para todo e qualquer segmento que haja mecanismos de controles internos para prevenir, que visem a identificar, a avaliar e a mitigar o risco de ocorrência de desvios éticos. Pode-se, também, aplicar auditorias internas e externas, sempre com o foco em identificar falhas nos processos internos, em buscar a excelência na oferta da assessoria aos associados e em ter melhor relação com parceiros e fornecedores. Ter transparência não é somente uma questão de marketing ou tema abordado nas discussões entre os executivos ou os cargos de alto escalão da organização, mas comportamento que deve ser praticado a todo o momento e a qualquer custo.

Seja em um gigante, como a Petrobras no segmento petrolífero, ou em uma associação de proteção veicular, não importa, a transparência deve prevalecer, pois, como dito no título, é um dos pilares dos fundamentos e do fortalecimento do segmento de associativismo. É um trabalho de colheita em longo prazo, no qual cada organização ou associação que siga esses caminhos irá contribuir direta e indiretamente para se construir a confiança e a credibilidade do segmento na sociedade, não somente estruturando o próprio CNPJ, no qual está se investindo integridade e ética, mas todos os CNPJs e relações entre associativismo e o público em geral.

Deve-se pensar em canais de comunicação, de forma clara e otimizada, entre a organização e a sociedade, gerando agilidade e imparcialidade nos elogios, nas críticas e nas sugestões, buscando sempre aprender e corrigir procedimentos que ainda não estejam em sintonia com os valores e a missão do projeto. Quando se fala de transparência, vincula-se diretamente à comunicação. Quais os canais de comunicação internos em uma instituição? E-mails, intranet, caixa de sugestões, canal de denúncias e o setor de RH. Ou seriam restritos apenas ao público externo?

A comunicação deve ser estendida a todos os públicos, sejam internos e externos. A transparência deve atingir todas as camadas, visando sempre a gerar equidade entre os clientes internos, externos e a alta gestão. Não há transparência sem uma comunicação clara, direta e sem inteferências.

PROFISSIONALISMO

Entre todos os componentes já citados, trazemos o profissionalismo como último, mas não menos importante, para a consistência do segmento.

De acordo com o site fm2s.com.br, o profissionalismo são qualidades e atitudes que permitem você fazer seu trabalho com excelência. Ela pode e deve ser desenvolvida por todas as pessoas. O profissionalismo permite que você cumpra sua função com o melhor de sua capacidade. Além disso, te ajuda a impressionar e motivar as outras pessoas. (Paula Louzada, em 02 de fevereiro de 2022.)

Além de motivar outras pessoas dentro das próprias organizações do segmento associativista, o profissionalismo também motivou governos a reconhecerem o segmento e o regulamentar, através de projetos, como o que foi feito no Rio de Janeiro pela Alerj, Assembleia Legislativa que é integrada por 70 deputados que representam os eleitores das mais diversas regiões, de todas as classes sociais.

Em março de 2022, a Alerj promulgou a Lei n.º 9.578, que dispõe sobre a relação entre associações e cooperativas de autogestão e proteção patrimonial com os consumidores do estado. Além de ratificar a importância da transparência, pois o projeto fala de divulgação de forma clara e objetiva, também aborda a necessidade de uma comunicação limpa e acessível a todos os associados/consumidores, como é tratado o associado no projeto. Não somente o Rio de Janeiro, mas os estados de Goiás, de Minas Gerais e de Alagoas também reconheceram o profissionalismo do segmento e cooperaram de forma transparente para a regulamentação dos associativismos. Mais do que uma vitória para todos os representantes do segmento, também é uma vitória para todas as famílias de colaboradores, que trabalham direta e indiretamente para a permanência e a expansão das associações de proteção veicular e associativismo em geral.

SINTETIZANDO

Nessa abordagem, com exemplos reais de órgãos do governo e instituição de grande porte – como a Petrobras –, na qualidade de excelentes referências a serem seguidas, compreende-se a importância de se ter um modelo sólido, pautado na ética, na transparência e no profissionalismo. Considerando todas as outras competências necessárias para a consolidação de qualquer segmento, em especial do associativismo, a missão, a visão e os valores praticados são os mais importantes. Isso traz para a reflexão – e, sim, afirmo – que apenas o conhecimento técnico, é tão somente uma parcela para se construir uma organização em favor da sociedade, pois toda instituição, seja no segmento de proteção veicular ou no associativismo, em geral, terá como princípio as relações pessoais e a sociedade não aceita mais ser enganada ou ludibriada, quando se trata de proteção de bens e de patrimônios e de tranquilidade para a administração de questões financeiras e de qualidade de vida.

Com o acesso à informação cada vez mais rápido e em maior alcance, as instituições precisarão se adequar aos sistemas de integridade, pois a população anseia por relações e por confiança. E só se constrói confiança com ética, transparência e profissionalismo.