AAAPV

Paraná registra aumento de 14% no número de novos condutores no 1º semestre de 2025

O Estado conta atualmente com 5,8 milhões de condutores com cadastro ativo

Por Portal do Trânsito

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) registrou, no primeiro semestre de 2025, 80.402 novos motoristas habilitados — um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram emitidas 69.174 primeiras habilitações.

O Estado conta atualmente com 5,8 milhões de condutores com cadastro ativo. Desse total, 657.692 carteiras estão vencidas há mais de 30 dias e 223.050 correspondem a permissões provisórias.

Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, os números refletem investimentos em qualificação, educação e rigor técnico no processo de formação.

“A marca de 80 mil novos condutores reflete a eficiência de políticas públicas voltadas para a educação para o trânsito e a modernização dos serviços oferecidos pelo Detran-PR, que têm facilitado o acesso e a qualidade da formação de motoristas”, destacou.

Ele também lembrou que dirigir é mais do que uma conquista pessoal. “Esses números representam milhões de paranaenses que, ao volante, contribuem com o desenvolvimento e assumem o compromisso com um trânsito mais seguro e consciente”.

Por que mais pessoas estão tirando a CNH?

De acordo com Larson Orlando, chefe do Departamento Executivo de Habilitação, o aumento pode estar ligado a diferentes fatores, como o crescimento da população economicamente ativa, a retomada de processos represados pela pandemia e o maior interesse dos jovens pela habilitação.

“Também vemos reflexos do aumento da frota, da expansão urbana e da demanda por profissões que exigem CNH, como motoristas de aplicativo, entregadores e profissionais da logística”, explicou.

Perfil dos motoristas paranaenses

Levantamento do Detran-PR mostra que a maior parte dos condutores do Estado tem mais de 50 anos (1,9 milhão). Em seguida vêm as faixas de 40 a 50 anos (1,4 milhão), 33 a 39 anos (974 mil), 26 a 32 anos (907 mil) e 18 a 25 anos (610 mil).

Quanto às categorias, predominam as habilitações para automóveis (B) com 2,7 milhões de registros. Seguidas da AB (moto e carro) com 2,1 milhões e da AD (moto e ônibus) com 264 mil.

Avanços na avaliação psicológica para a CNH

A psicóloga Carine Coas, chefe do Setor de Psicologia e Coordenadora Técnica das Juntas Psicológicas do Detran-PR, destacou mudanças recentes que trouxeram mais segurança e transparência ao processo de avaliação dos candidatos à habilitação.

Entre elas, está a criação do “resultado inconclusivo”, que permite complementações da avaliação psicológica sem nova cobrança de taxa, quando necessário.

“Essa reestruturação teve como objetivo qualificar os serviços, fortalecer os princípios éticos e técnicos da psicologia e garantir maior segurança ao processo. Evitar conclusões precipitadas aumenta a confiabilidade do resultado final”, explicou.

Carine reforçou que as mudanças visam garantir que apenas pessoas com condições cognitivas, emocionais e de personalidade adequadas possam conduzir veículos. “Esse novo formato reconhece a complexidade do ser humano e reforça o compromisso com a segurança viária”.

Foto: Giuliano Gomes/Detran-PR