AAAPV

Parlamentares recebem representantes de mútuas no Congresso Nacional e declaram apoio ao movimento pró-regulamentação do sistema mutualista

Divididos em grupos por regiões, gestores de associações buscaram angariar apoio à aprovação do PLP n° 101/2023; terceiro dia de aulas encerrou curso sobre cooperativas

ANDREW SIMEK

Brasília (DF), 17 de agosto de 2023 – A união do rebanho, ao que tudo indica, deve fazer o leão dormir com fome. Isso porque, após três dias de muita mobilização, já é possível notar o reflexo do trabalho organizado pela AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção contra Riscos Patrimoniais) nos bastidores do Congresso Nacional.

De terça a quinta-feira, mais de 200 gestores de mútuas de todo o Brasil se reuniram no Planalto Bittar Hotel, em Brasília, para participar do curso “Mercado de Seguros e Cooperativas de Seguros”. Divididos em grupos por regiões, visitaram gabinetes de lideranças na Câmara dos Deputados para pedir apoio ao PLP nº 101/2023, que promete regulamentar a atividade das entidades de proteção veicular.

De acordo com os participantes, a recepção dos parlamentares em relação à propositura tem sido positiva. “Deputados da base e de oposição estão atentos ao número de cidadãos beneficiados pelo alcance da proteção veicular no País. É uma pauta que não tem ideologia política, mas que favorece a toda a população brasileira, principalmente a rejeitada pelo mercado tradicional”, comentou o presidente da AAAPV, Raul Canal.

DISCURSO NO PLENÁRIO

No fim da tarde de ontem (16), o deputado Federal Otoni de Paula (MDB/RJ) discursou, em sessão no plenário, sobre o alcance da proteção veicular e declarou apoio ao PLP que será analisado. O parlamentar recebeu o documento “Carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, elaborado pela AAAPV, que mostra o panorama completo das entidades de autogestão brasileiras e está disponível para download no portal da Agência.

Canal fez um balanço positivo das atividades e elogiou o engajamento de todos. “Precisamos manter a sinergia para alcançarmos o nosso objetivo. Vamos promover mais encontros como este. Já tivemos um grande avanço nesse primeiro momento”, disse.

CURSO SOBRE O MERCADO

Em continuidade às aulas, os representantes das mútuas aprenderam mais sobre como funciona o gerenciamento de uma cooperativa. Dentre os temas tratados, foram destaque: questões tributárias, estatuto social e gestão. Hoje, no último dia de aula presencial, os participantes conheceram como funciona o mercado tradicional e suas especificidades.