AAAPV

Participação na Conferência em Montevidéu reafirma força do movimento no Brasil

Diretores da AAAPV estiveram com membros da Comissão Especial do PL 3139/2015 no evento; conferência ressaltou a importância das associações de benefícios mútuos em todo o mundo

Por Andrew Simek

Um debate com diretores das reguladoras de seguros cooperativos e mútuas encerrou a 25ª Conferência Anual do Risco à Oportunidade, organizada pela ICMF (International Cooperative and Mutual Insurance Federation). O evento, que aconteceu em Montevidéu, teve início na última quarta-feira (29) e terminou neste final de semana.

Mais de 140 pessoas de 17 países estiveram no local, que contou com a participação dos diretores da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial), Adão Mendes, Aurélio Brandão, Cleiton Campos e Rômulo Machado, e também de uma comitiva de deputados da Câmara Federal.

O diretor da ICMF, Ed Potter, apresentou um panorama sobre as mútuas e cooperativas no cenário mundial e explicou que 26.8% do mercado tradicional de seguros já aderiu ao modelo do associativismo de benefícios.

O presidente da Comissão, deputado Rodrigo Martins (PSB/PI), explicou a Potter o que está acontecendo no Brasil e ressaltou a importância da regulamentação. Para Aurélio Brandão, o posicionamento do parlamentar foi de suma relevância para as associações de benefícios mútuos. “O cenário está cada dia mais favorável para nós. Boa parte dos deputados já entenderam como funciona e os resultados positivos que a atividade tem em outros continentes”, comentou. A próxima Conferência acontecerá de 15 a 17 de agosto de 2018, na cidade de Guatemala.