AAAPV

Plenário e corredores lotados, repercussão na imprensa e falta de quórum: O primeiro dia na luta contra o PL 3139

Projeto de Lei do deputado Lucas Virgílio visa criminalizar a atuação de associações de benefícios mútuos no País; cerca de 200 pessoas se aglomeraram no Plenário da Câmara dos Deputados

Por Andrew Simek

Não houve um funcionário da Câmara dos Deputados que passou pelo corredor dos Plenários sem notar a presença dos representantes das associações e cooperativas na tarde desta terça-feira (22). Isso porque, durante mais de três horas, cerca de 200 pessoas se aglomeraram com camisetas, cartazes e faixas nas entradas das sessões. A movimentação é uma manifestação contrária ao Projeto de Lei (PL) nº 3139, do deputado Lucas Vergílio (SD/GO), que tenta criminalizar a atividade de proteção veicular mútua e não foi adiante no primeiro dia de Comissão Especial por falta de quórum. Uma nova sessão foi marcada para amanhã (23).

Apenas 14 parlamentares marcaram presença, sendo que o mínimo exigido era 18. O grupo chamou tanta atenção que equipes de reportagens da Record, da Rede Globo e da Rádio Brasil Goiás fizeram questão de registrar e entrevistar os associativistas. “Nossa organização, educação e persistência somaram pontos hoje. Amanhã é um novo dia que, com muita luta, mostraremos aos parlamentares mais uma vez que somos pessoas de bem, trabalhadoras, e não concorrentes do mercado de seguradoras”, comentou o presidente da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial) Raul Canal.

DIÁLOGO – Em sua fala, Vergílio disse que é corretor de seguros por formação e profissão e que tem muito orgulho disso. Ele garantiu diálogo com as associações e cooperativas. “Podemos até não convergir nas ideias, mas vamos debater. Seguro não se pode fazer, e isso já é um ponto de convergência. O objetivo é proteger o consumidor”, alegou.

O deputado George Hilton (PSB/MG) vestiu a camisa amarela com os dizeres “associações e cooperativas são legais” e rebateu o parlamentar goiano afirmando que uma nova ordem econômica mundial aponta para o associativismo, movimento que não pode ser freado. Ele também elogiou o PL 3139 pois acredita que, com ele, haverá um debate maior sobre o tema, mas voltado para regulamentação, e não para a criminalização.

Para finalizar a sessão com um clima amistoso, o deputado Lincoln Portela (PRB/MG), que tem atuado arduamente ao lado das associações, fez um convite a Vergílio. “O Neymar saiu do Barcelona e foi para o Paris Saint German, então você está convidado a vir para o associativismo”.