Em pelo menos três estacionamentos de shopping e supermercados houve ataque contra veículos, que ficaram suspensos em macacos, mas sem os pneus e rodas. Vítimas podem pedir ressarcimento
Por G1
A Polícia Civil de Bauru (SP) está em busca de pistas que possam identificar uma quadrilha que agiu em estacionamentos de um shopping e de dois supermercados da cidade. Nestes locais, de forma ousada, os criminosos furtaram várias rodas de carros que estavam estacionados.
Quando os donos voltaram, foram surpreendidos com os veículos suspensos em macacos. Todos os casos em investigação aconteceram entre a tarde e a noite de quarta-feira (5).
Oficialmente, há dois registros de furto de rodas de veículos na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Bauru. Mas as investigações apontam que um terceiro carro também teve as rodas furtadas.
O professor de inglês Ramon Roberto foi uma das vítimas. Ele estacionou o carro no primeiro andar do estacionamento de um supermercado na Avenida Nações Unidas. As duas rodas do lado do motorista foram furtadas e os criminosos deixaram o carro apoiado em um macaco.
Além do prejuízo por não conseguir ir a um compromisso profissional, o professor já fez as contas do rombo financeiro causado pelo furto inusitado. Para repor as duas rodas, os dois pneus e o conjunto de parafusos, ele terá que desembolsar R$ 5,5 mil.
O outro caso aconteceu no estacionamento de um shopping que fica na Zona Sul de Bauru. A dona do veículo também foi surpreendida ao encontrar o carro apoiado em um macaco e sem duas das rodas.
No terceiro caso em investigação, as duas rodas do lado do passageiro foram retiradas do veículo que estava no estacionamento de um supermercado na esquina das Ruas Presidente Kennedy e Treze de Maio, no centro da cidade.
A polícia já pediu as imagens do circuito de segurança para encontrar os criminosos. Para a investigação, trata-se de uma quadrilha especializada que teria utilizado um furgão nas ações.
Consumidor protegido
Os donos dos carros que ficaram no prejuízo podem pedir ressarcimento aos estabelecimentos comerciais, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O vice-presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB Bauru, Victor Canuto, diz que, de acordo com CDC, shoppings e supermercados são responsáveis por danos causados nos veículos que ficam nos estacionamentos.
O advogado explica que, perante a lei, mensagens tirando a responsabilidade dos estabelecimentos não são levadas em consideração na Justiça.
Foto: Arquivo pessoal