Propostas de alteração nas regras do Código de Ética são apresentadas na 2ª Assembleia Geral de 2022, realizada em Belo Horizonte (MG)

Auditório do Centro de Convenções do Intercity BH Expo estava lotado; questões publicitárias e políticas também tiveram destaque

Belo Horizonte (MG), 30 de setembro de 2022 – Com lotação máxima, o Centro de Convenções do Intercity BH Expo recebeu a 2ª Assembleia Geral AAAPV de 2022. O evento teve a presença de diversas mútuas filiadas e não filiadas. Foram apresentadas propostas de alterações no Código de Ética, que serão apreciadas nos próximos dias; a adequação do modelo atual de aprovação dos pedidos de filiação de novas entidades; a manutenção e o reforço do Fundo Garantidor Contra Riscos Sistêmicos (FGRS); e pautas ordinárias.

A reunião foi iniciada às 10h30 e, após as solenidades, o presidente da AAAPV, Raul Canal, que participou por videochamada nos Estados Unidos, reforçou a importância da união dos participantes na análise das propostas oferecidas pela diretoria. “Hoje realizaremos uma das assembleias mais importantes da Agência. Agora é a hora de nos fortalecermos ainda mais em prol da nossa regulamentação”, disse.

Na parte da manhã, foram discutidas mudanças no Código de Ética, como os direitos das associações filiadas, e novas diretrizes para futuras filiações, além da realização da prestação de contas. À tarde, foi abordada a questão das campanhas institucionais e de publicidade nos estados brasileiros, com foco no Rio de Janeiro, cujas mútuas locais já contribuem para compor um fundo de reserva a ser destinado para esta matéria.

Também teve destaque a apresentação de iniciativas legislativas estaduais e nacionais sobre o mutualismo. Após o período eleitoral, novas estratégias serão levantadas para atuação com os parlamentares.