AAAPV

RJ tem maior número de roubo de carros desde 2003: 50 mil casos em 11 meses

Segundo dados do ISP, houve aumento de 33% em relação a 2016. Motoristas sentem nas ruas e no bolso: insegurança eleva o valor do seguro do carro, como mostra a GloboNews

Por Gabriella Bridi, da GloboNews

O ano ainda não acabou, mas 2017 já registrou o maior número de roubos de carros no Rio de Janeiro desde 2003, quando o Instituto de Segurança Pública começou a contabilizar o crime. Entre janeiro e novembro de 2016 foram 37.510 casos. No mesmo período deste ano, subiu para 49.878: aumento de 33%.

“A gente sabe que a qualquer momento pode acontecer, ou pode não acontecer. Na hora, a gente nunca sabe a reação. Na mira de arma ninguém dá uma de Superman, não dá pra correr. A bala é mais rápida”, conta o motorista Márcio Soares, que teve carro roubado duas vezes em pouco mais de um ano.

São Gonçalo lidera lista
A cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana, é a com maior incidência destes crimes no estado. Em seguida, vêm Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis – todas na Baixada Fluminense.

Na capital, são os bairros da Zona Norte que registram mais casos.

Não é só a sensação de insegurança que preocupa os motoristas. O aumento nos roubos de carros acendeu um alerta no mercado de seguros. Proteger o carro agora pode sair bem mais caro.

“As seguradoras levam em consideração o lugar onde o veículo dorme, a pernoite. Se é uma região onde tem um índice muito grande de roubo, o que acontece é que essas regiões têm uma taxa de seguro maior, esse é um dos itens. Mas, hoje, o problema é que como o roubo está muito alto, tem acontecido dessa ser uma das principais razões do preço do seguro estar tão alto”, explicou Jayme Torres, presidente do Clube dos Corretores de Seguro do Rio.

Os motoristas reclamam: “Quando fui renovar, de 5.500 (reais) passou pra 18 mil (reais). Quer dizer, você é assaltado pelos marginais e, quando precisa renovar o seguro, acontece uma covardia dessas”, diz Márcio Soares.

Foto: GM Group Travel