AAAPV

Roubo de carros dobra no estado do rio de janeiro em um ano

Por Metro Jornal

A crescente violência no Rio de Janeiro se reflete no número de roubos de veículos, que dobrou em apenas um ano. Só no mês de abril, 4.891 carros foram roubados em todo o Estado, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o que representa um aumento de 50,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

O salto nos índices faz até com que as vítimas entrem mais de uma vez para a estatística da criminalidade. A professora Bruna Batista, que sempre foi apaixonada por Fuscas, comprou seu primeiro carro no início do ano. Em abril, deixou o veículo em um estacionamento e, quando voltou, ele não estava mais lá.

Por ser um carro antigo, não tinha seguro. Ela decidiu, então, procurar por outro. Mas aí veio a surpresa. Encontrou o próprio carro sendo vendido na internet. “Eu olhei e falei assim: ‘o Fusca tem todos os defeitos nos mesmos lugares, não é possível que não seja ele’”.

Os suspeitos foram levados para a delegacia para prestar esclarecimentos, mas não foram presos por falta de provas, já que disseram ter comprado o carro de uma outra pessoa. A placa estava clonada e os documentos eram falsos.

Outra vítima, que tem medo de se identificar, teve o carro roubado duas vezes só neste ano. O primeiro assalto ocorreu em fevereiro e dias depois ela conseguiu recuperar o veículo. Mas, há uma semana, foi rendida por criminosos.

“Já vou consertar o estrago que eles fizeram e vou passar o carro, sem condições. Se eu pudesse, andava só de charrete agora”, afirma, revoltada.

A vítima foi rendida em Pilares, na zona norte, a poucos metros de sua casa. No momento em que reduziu a velocidade do veículo para passar em um quebra-molas, os criminosos anunciaram o assalto. No local, abandonaram outro veículo.

Nessa região da cidade, assim como em toda a capital, os roubos de carros também subiram. Na zona sul, saltaram 45,7% no primeiro trimestre deste ano, enquanto que nas zonas norte e oeste o crescimento foi de 18% e 20%, respectivamente.

Foto: Reprodução/Jornal Metro