AAAPV

Roubo de veículos tem alta de 16% em Ribeirão Preto e de 50% em Franca em janeiro, diz SSP

Casos de estupros passaram de 3 para 10 em Ribeirão, enquanto Franca registrou dois latrocínios no período. PM diz que realiza patrulhamento ostensivo e pede que população denuncie crimes


Por Jornal da EPTV 1ª edição

O aumento dos roubos de veículos em Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP) se destaca entre os índices criminais em janeiro divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) nesta segunda-feira (26).

Enquanto no primeiro município a alta foi de 16% – o total de ocorrências saltou de 60 para 70 no comparativo com janeiro do ano passado –, na capital nacional do calçado masculino o índice dobrou – passou de dois para quatro entre 2017 e 2018.

Ribeirão também registrou um furto de veículo a mais, em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, 107 carros e motos foram furtados. Em Franca, o índice caiu 27,5%, passando de 87 para 63 crimes.

Cinco carros foram roubados na região central de Ribeirão em janeiro, o que representa alta de 400% em relação a 2017, quando apenas uma ocorrência foi registrada. Na zona sul, região do 4º Distrito Policial, o número saltou de seis para 13 – aumento de 116%.

Estupro
Os casos de estupro de vulnerável em Ribeirão cresceram 233%, passando de três para 10 entre janeiro de 2017 e o mesmo mês desse ano. O total de estupros, por sua vez, passou de oito para 14, o que representa alta de 75%.

Em Franca, esse tipo de crime caiu em janeiro: dois estupros de vulnerável foram registrados, contra seis casos em geral no mesmo período do ano passado. O número se iguala aos índices de 2015 e 2010, e está entre os menores em dez anos.

Homicídio e latrocínio
A execução de um jovem de 18 anos em frente a um bar na Avenida Alfredo Ravaneli, na zona rural de Ribeirão, foi o único homicídio registrado em janeiro. No comparativo com janeiro de 2017, quando quatro pessoas foram assassinadas, a queda é de 75%.

Franca, por sua vez, não registrou nenhum homicídio doloso no mês passado, mas duas pessoas foram vítimas de latrocínio, que é o roubo seguido de morte – em 2017, nenhum caso de latrocínio foi registrado.

A morte do universitário João Victor Barcelos, de 19 anos, em 3 de janeiro, chocou os moradores de Franca. Ele estava com a namorada dentro do carro, quando foi rendido por dois homens, sendo um deles armado. Mesmo sem reagir, o jovem foi baleado na cabeça.

Oito dias depois, o comerciante Vilmar Antônio de Souza, de 43 anos, foi agredido e baleado durante um assalto à casa da família, no Jardim Paulistano. Ele foi socorrido, mas morreu após três dias internado no hospital.

Policiamento ostensivo
Em nota, o tenente coronel da Polícia Militar Francisco Mango Neto informou que a PM realiza o planejamento e a execução do policiamento ostensivo em Ribeirão, de modo a coibir a prática de crimes e delitos.

“Desta forma, todas as demandas que chegam ao nosso conhecimento são prontamente atendidas, além de realizarmos diversas abordagens e operações semanais com o intuito de inibir a prática de delitos”, diz o comunicado.

Ainda segundo Mango Neto, o patrulhamento tem surtido efeito e, em fevereiro, já é possível observar uma redução de roubos de veículos na área do 4º Distrito Policial de Ribeirão. Por fim, a nota diz que a população deve colaborar com denúncias pelos telefones 181 e 190.

Foto: Reprodução/GCN