AAAPV

Seminário sobre associativismo em Belo Horizonte trata consumidor como prioridade

Debate promovido pelo deputado Leonardo Quintão e pela AAAPV reforçou compromisso das mútuas com os associados

Por Andrew Simek

“A união do rebanho obriga o leão a dormir com fome”. O mantra reforçado pela AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial) tem mostrado excelentes resultados nas últimas semanas. Mútuas de Belo Horizonte se reuniram nesta segunda-feira (27), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, para participar de um seminário promovido pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG), e encheram o local. O debate principal, focado no consumidor, mostrou como as mútuas têm credibilidade com os associados.

Quintão é apoiador da atividade na Comissão Especial do Projeto de Lei (PL) nº 3139/2015, que visa interromper a atuação das associações de proteção no Brasil. Ele reforçou a importância de as entidades continuarem unidas. “Precisamos de vocês, em Brasília, para explicar para os parlamentares o que é proteção veicular. Nós temos aqui, em Minas Gerais, cidade que deu origem ao movimento, bons exemplos de como funciona a atividade”, comentou o parlamentar.

NÚMEROS INQUESTIONÁVEIS – Quando se fala em relação de consumo, logo se lembra de demandas judiciais. Com base em números apresentados pelo presidente da AAAPV, Raul Canal, foi reafirmado o compromisso das associações com os membros. Para se ter uma ideia, apenas uma seguradora usada como exemplo tem cerca de 280 mil processos, enquanto a maior associação do Brasil, que conta com 100 mil membros, acumula pouco mais de 200 reclamações.

O procurador-geral da AAAPV, Renato Assis, ainda citou três importantes opiniões, de magistrados e autoridades. Uma delas, do procurador da república em Minas Gerais, André Luiz Tarquínio, na qual ele afirma que “classificar como ilícitas as condutas é restringir a livre escolha, que os particulares possuem para firmar os acordos que lhe interessam.”