AAAPV

Seminário sobre cooperativismo de seguros reúne especialistas, autoridades e representantes do setor em São Paulo

AAAPV participa como apoiadora institucional do evento; desafios e oportunidades do cooperativismo de seguros à luz da Lei Complementar n.º 213/2025 é um dos principais temas abordados

São Paulo (SP), 5 de junho de 2025 – Com o objetivo de debater os desafios e as oportunidades que surgem com a regulamentação do setor, a Confederação Brasileira das Cooperativas Promotoras do Cooperativismo de Seguros (Confseg) e o escritório Costa, Albino & Rocha Advogados (CAR) promoveram, hoje, na capital paulista, o Seminário Nacional sobre Cooperativismo de Seguros. O evento aconteceu no hotel Tivoli Mofarrej.

A AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção contra Riscos Patrimoniais) participou como apoiadora institucional. “Programa de capitalização das cooperativas de seguros” e “Lei Complementar n.º 213 e cooperativas de seguros: desafios e oportunidades para o cooperativismo de seguros” foram alguns dos temas debatidos.

O presidente da AAAPV, Raul Canal, realizou uma palestra, além da abertura e do encerramento do evento, em que propôs um compromisso coletivo para o fortalecimento do setor com base na inovação, na inclusão e na governança. Além disso “As cooperativas vão democratizar esse mercado e inserir a parcela da população que mais precisa proteger o seu patrimônio”, disse.

Também aconteceram mesas redondas e sessões de perguntas e respostas para promover um ambiente interativo e colaborativo. A programação incluiu uma palestra com o superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados), Alessandro Octaviani. “Estamos conversando agora sobre mais uma etapa de execução de uma política importante para o país: trazer mais concorrência para o mercado de proteção patrimonial”, afirmou.

O Seminário é considerado um passo importante para o fortalecimento e a modernização do setor de proteção veicular e do cooperativismo de seguros no Brasil.

CADASTRAMENTO NA SUSEP

Após publicação de resolução no dia 8 abril, a Susep disponibilizou um portal (www2.susep.gov.br/safe/autorizacoes/app) para cadastramento das associações de proteção veicular, visando ao entendimento do funcionamento da atividade dessas mútuas. Ação é uma continuidade do processo de regulamentação do funcionamento de cooperativas de seguro e de grupos de proteção patrimonial mutualista, de acordo com a Lei Complementar n.º 213/2025. O prazo para cadastro termina no dia 15 de julho.

Durante o encontro de hoje, o presidente da AAAPV informou que solicitou, junto à Susep, a abertura de cadastramento também para as cooperativas. “Acreditamos que será aberto ainda na próxima semana”, concluiu Canal.