AAAPV

Simpósio Mutualismo na Proteção Patrimonial trata sobre legalidade das associações na Câmara dos Deputados

Evento aconteceu no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, e teve a presença de autoridades como o secretário nacional do consumidor, Dr. Luciano Benetti, e os deputados João Campos, Gonzaga Patriota e Lincoln Portela

ANDREW SIMEK

Promovido pelo deputado João Campos (PRB/GO), foi realizado nesta terça-feira (18) o Seminário Mutualismo na Proteção Patrimonial, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O evento, que teve participação da a AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais), se configurou em um grande debate sobre as associações de proteção do País, e teve a presença de diversas autoridades. O auditório estava lotado, já que entidades de todo o Brasil compareceram.

Além do parlamentar goiano e do presidente da AAAPV, Dr. Raul Canal, participaram da mesa o secretário nacional do consumidor, Dr. Luciano Benetti Tim, os deputados federais Gonzaga Patriota (PSB/PE) e Lincoln Portela (PRB/MG), o procurador-geral da AAAPV, Dr. Renato Assis, o diretor administrativo da Fenart (Federação Nacional das Associações de Proteção e Rateio dos Transportadores), Nei Rubens Gerzin, o presidente do FGRS (Fundo Garantidor de Riscos Sistêmicos) Leandro Ribeiro e o assessor parlamentar Jonathan Medeiros.

Canal abriu o ciclo de palestras agradecendo ao apoio do deputado João Campos, considerado unanimemente como padrinho do movimento associativista no Brasil. “Obrigado por ter comprado essa briga. Tenha a certeza de que, como todas as bandeiras que o senhor já defendeu nessa casa, esta é uma bandeira social, que visa inclusive a expansão da economia.”

Em seguida, Campos reconheceu a presença de todos e lamentou a recusa de alguns nomes. “Ao elaborar o planejamento deste seminário, desejamos a presença de representantes das seguradoras, corretores, entre outros, para que o debate fosse o mais produtivo possível. No entanto, algumas autoridades, apesar de convidadas, não compareceram. Sentimos muito por isso”, disse.

GRANDIOSO ENCONTRO

Gonzaga Patriota, por sua vez, disse que fez questão de cumprimentar os representantes de importantes instituições pelo Brasil e parabenizou os organizadores pelo “grandioso encontro”. Mais uma vez, manifestou o interesse em apoiar a regulamentação do setor, já que aposta no mercado como uma das soluções para a crise econômica que o Brasil está vivendo.

Benetti reafirmou o interesse em trabalhar junto com a Susep (Superintendência de Seguros Privados) para melhorar a vida do consumidor. “Notamos que existem muitas pessoas no país sem seguro, por conta do alto preço, por exemplo”, concluiu. O evento foi finalizado no período vespertino, após diversas apresentações.