AAAPV

Teresina teve quase 10 veículos roubados por dia em 2019

Titular da Polinter, delegado Éverton Ferrer disse que quadrilha especializada em roubos de motos fez casos aumentarem muito no estado e Operação Apocalipse prendeu integrantes do grupo

 

Por G1

 

Teresina teve uma média de quase 10 veículos roubados por dia em 2019, com um aumento mais de 10% no ano passado, em relação a 2018, segundo o Relatório da Criminalidade, divulgado nesta segunda-feira (13) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Segundo o delegado Everton Férrer, coordenador da Polinter, os roubos de motocicletas fizeram o índice crescer e uma grande quadrilha especializada nesse tipo de crime foi desarticulada pela polícia.

Ao todo, em 2019, foram 3291 veículos roubados na capital, segundo o levantamento. Os meses de abril e maio registraram os aumentos mais expressivos em relação ao mesmo período do ano anterior. Em abril de 2018, por exemplo, foram 215 casos registrados e em 2019 foram 302.

“O aumento é puxado pelas motocicletas. Em alguns meses teve o aumento na utilização de motocicletas e em outros meses a gente conseguiu controlar. O furto de motocicletas cresceu muito de um ano pra outro e a gente focou muito nas áreas onde aconteceu esses furtos. No caso de motos acontecem os roubos para assaltos e no caso de furtos normalmente para desmanche ou adulteração”, explicou o delegado Everton Férrer.

Operação Apocalipse

Ao todo, segundo o Relatório, a Polinter prendeu mais de 700 pessoas em toda a capital e quase 2.500 veículos foram recuperados. Segundo o delegado, uma ação importante foi a Operação Apocalipse, que prendeu 35 pessoas suspeitas de roubo, furto e adulteração de veículos.

Bairros com mais registros

Na capital, alguns bairros registraram, tanto em 2018 quanto em 2019, altos índices de roubos de motos, como os da Zona Sul, Santo Antônio, Esplanada e Angelim. Na Zona Sudeste, o Itararé e o Renascença tiveram concentração dos roubos. Na Zona Leste, o Satélite registrou a maior quantidade. E na Zona Norte, a Santa Maria da Codipi e o Parque Brasil foram os bairros com mais roubos de motocicletas nos dois anos.

Nos casos de roubos de carros, o cenário é um pouco diferente. Bairros mais Centrais tiveram os maiores índices em 2018 e 2019, como o Centro, Morada do Sol (Zona Leste) e Itararé (Zona Sudeste).

 

Foto: Divulgação/Polícia Civil