AAAPV

Venda de motos cresce 21% e já supera 1 milhão de unidades em 2023

Entre janeiro e agosto deste ano, foram emplacadas 1.045.494 motocicletas ou similares – alta de 21,17% em relação ao mesmo período de 2022

Por Mobilidade Estadão

A venda de motos já soma 1.045.494 unidades emplacadas até agosto de 2023. O resultado representa um crescimento de 21,17% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, baseados nos números de emplacamentos, foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos do País.

Só no mês de agosto, o setor de motocicletas emplacou 142.714 unidades, alta de 15,98% em relação a julho. Na comparação com agosto de 2022, a venda de motos registra aumento de 20,38%. O bom resultado da venda de motos no mês passado puxou o setor de veículos como um todo, incluindo autos, comerciais leves, ônibus e caminhões. De acordo com a Fenabrave, houve alta do setor em geral na comparação com agosto de 2022 (+7,2%) e no acumulado do ano (+13,7%), com o bom resultado sendo puxado, principalmente, por motocicletas.

A alta na venda de motos em 2023 mostra que o mercado continua aquecido para os veículos de duas rodas. As motos se firmaram como uma opção de transporte mais acessível do que os automóveis. Além disso, as motocicletas têm tido papel fundamental nas entregas.

Consórcio representa quase metade da venda de motos

Entretanto, de acordo com a Fenabrave, apesar do resultado positivo, o segmento também sofre com a disponibilidade de crédito. Neste cenário, o consórcio tem se mantido como uma alternativa importante para a aquisição de novas motos.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a modalidade tem 2,7 milhões de participantes ativos e 750 mil cotas comercializadas no segmento de motocicletas entre janeiro e julho de 2023. “O consumidor tem buscado alternativas de crédito para a compra de motocicletas, especialmente, as de até 250 cilindradas, e o consórcio surge como opção consolidada. Além disso, notamos uma boa participação nas vendas à vista”, afirma o Presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

Foto: Divulgação/Honda

Prezadas mútuas filiadas,

Informamos que a Assembleia Geral Ordinária da AAAPV, programada para o dia 10 de junho de 2024, mudou de data.

Agora, ela ocorrerá no dia 28 de junho de 2024 (sexta-feira). Para ter acesso ao edital de convocação com a alteração, acesse: