AAAPV

Venda de veículos cai 5,76% em agosto, mostra Fenabrave

Foram 172,7 mil unidades vendidas. Resultado ainda é reflexo da falta de componentes na indústria, principalmente os semicondutores, problema que se arrasta há meses

Por G1

O volume de emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em agosto ficou 5,76% menor do que no mesmo mês de 2020, num total de 172,7 mil unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O resultado ainda é reflexo da falta de componentes na indústria, principalmente os semicondutores, que são, na maioria, importados da Ásia. O problema se arrasta há meses.

Já no acumulado do ano, com 1,422 milhão de unidades, o resultado apresentou avanço de 21,92% e reflete uma base de comparação baixa. Nos primeiros oito meses de 2020, ainda havia muitas concessionárias fechadas por conta de medidas de restrição ao comércio, impostas pela pandemia do coronavírus.

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, a situação deve ser normalizada em 2022.

“O ritmo dos emplacamentos está sendo ditado pela capacidade de entrega das montadoras, que ainda sofrem com a escassez, especialmente, de semicondutores”, afirmou, por meio de nota, Alarico.

Foto: Divulgação/Volkswagen