AAAPV

Venda de veículos cresce 37,4% em junho, mas Fenabrave reduz projeções

Ao mesmo tempo em que demonstra recuperação, o mercado de veículos sente a pressão da falta de componentes, sobretudo de semicondutores

Por Valor Investe

Ao mesmo tempo em que demonstra recuperação, o mercado de veículos sente a pressão da falta de componentes, sobretudo de semicondutores. Por isso, os dirigentes do comércio desse setor estimam que os volumes de vendas seriam maiores não fosse essa escassez.

Em junho, foram licenciados 182,4 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Isso representou um avanço de 37,40% na comparação com o mesmo mês do ano passado, um período ainda prejudicado pelo início da pandemia. No acumulado do primeiro semestre, houve avanço de 32,81%, com total de 1,07 milhão de unidades. Os números foram divulgados esta manhã pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A entidade estima, no entanto, que se não fosse a falta de componentes, teriam sido vendidos 201 mil veículos mais na primeira metade do ano. O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, afirma que o nível de estoques é um dos mais baixos da história. As concessionárias contam com 56 mil carros, o suficiente para apenas oito dias de vendas.

Fenabrave reduz projeções

A falta de componentes na indústria automobilística levou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) a rever as projeções para o ano. A entidade que representa os concessionários do país prevê, agora, que o mercado brasileiro alcançará este ano 2,29 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Isso representa um crescimento de 11,6% na comparação com o resultado de 2020.

A projeção divulgada pela Fenabrave em janeiro indicava um mercado de 2,38 milhões de veículos, o que representava uma expansão de 16% em relação a 2020.

Como a falta de semicondutores prejudica, principalmente, a produção de carros de passeio, a queda na expectativa de crescimento desse setor foi maior. A Fenabrave reduziu de 15,4% para 10,2% a expectativa de aumento de vendas de automóveis este ano, com previsão de vendas de 1,78 milhão de unidades.

Mas nos segmentos de caminhões e ônibus houve uma revisão para cima. Com previsão de venda de 116,4 mil unidades, o mercado de caminhões deve crescer 30,5%. A estimativa anterior apontava 21,7% de crescimento. O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, diz que o agronegócio continua a puxar as vendas e o próprio crescimento do PIB estimula a demanda por veículos de carga.

No caso de ônibus, a nova previsão é de 20,1 mil unidades, um crescimento de 10,6%. A projeção anterior indicava avanço de 8,2%. Assumpção Júnior explicou que o ajuste se deveu a entregas de ônibus destinados ao projeto governamental “Caminho da escola”. Mas os volumes são ainda baixos, prejudicados, sobretudo, pela queda nas viagens rodoviárias a turismo e negócios.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

Foto: Getty Images