Cerimônia ocorreu após Assembleia Geral Extraordinária que definiu prorrogação do atual mandato da diretoria da Agência por mais dois anos, a partir de janeiro de 2025
Brasília (DF), 26 de agosto de 2024 – Em clima de vitória pelo intenso trabalho realizado pela AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção contra Riscos Patrimoniais), a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Mista do Cooperativismo de Seguros e do Mutualismo de Proteção Patrimonial (Frepam) aconteceu hoje à tarde no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença da diretoria da Agência, de gestores de mútuas filiadas de todo o País e parlamentares.
No início de maio, foram contabilizadas 203 assinaturas a favor da Frepam. A Frente tem o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF) como presidente, o senador Marcelo Castro (MDB/PI) como vice-presidente e o deputado federal Ossesio Silva (Republicanos/PE) como secretário-geral. Já a secretaria executiva é desempenhada pela AAAPV.
O presidente da Frepam reforçou a importância econômica do setor mutualista, que conta com mais de cinco milhões de veículos protegidos em todo o Brasil. “Vamos colocar a Frente para trabalhar. Um setor tão importante precisa de debates para a plena regulamentação”, disse.
Para o presidente da AAAPV, Raul Canal, o momento é de vitória e reforça o trabalho da Agência nos últimos oito anos. “Nossa incansável força de vontade e qualidade em todas as ações nos fez chegar até aqui. Certamente, o dia de hoje ficará para a história, pois essa é a maior conquista do setor em todos os tempos”.
Os ex-deputados Gonzaga Patriota e João Campos explicaram aos presentes como funciona e a força que uma frente parlamentar tem para a ampliação da pauta e aprovação de projetos. “A Frepam conta com deputados e senadores de diversos espectros políticos. Isso mostra a união e o interesse de todos em regulamentar a atividade”, disse Campos.
PRORROGAÇÃO DO MANDATO
Na parte da manhã, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária, em Brasília, para definir pela prorrogação do atual mandato da diretoria da AAAPV. O assunto já havia sido deliberado em outra assembleia da Agência, realizada em junho deste ano. Ficou decidido, de forma unânime pelos presentes, por manter a atual diretoria por mais dois anos (de janeiro de 2025 a janeiro de 2027).