Neste ano, a AAAPV colheu os frutos de quase uma década de dedicação ao setor mutualista; PLP 143/2024 aguarda sanção presidencial e a regulamentação do funcionamento das mútuas já é uma realidade
Brasília (DF), 20 de dezembro de 2024 – Este ano foi marcado por importantes conquistas para o movimento associativista e cooperativista brasileiro, contando com a atuação direta e indireta da AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção contra Riscos Patrimoniais).
A mais recente foi a aprovação por unanimidade, no dia 17 de dezembro, no Plenário do Senado Federal, do Projeto de Lei Complementar (PLP) n.º 143/2024, que regulamentará o funcionamento de cooperativas de seguro e de grupos de proteção patrimonial mutualista. A proposta segue para a sanção presidencial, após receber cinco emendas de redação, ou seja, alterações feitas para melhorar o conteúdo, mas sem modificá-lo.
O relator do PLP n.º 143/2024, senador Weverton (PDT/MA), apresentou parecer favorável ao projeto com as emendas números 2 a 6, de redação, e contrário à emenda número 1. Uma delas solicitou a alteração da redação do art. 88-D, para acrescentar ao Decreto-Lei n.º 73, de 1966, que estabelece as condições gerais do regime de proteção patrimonial mutualista, que caberá ao Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) criar as regras para os transportes de cargas.
A aprovação do projeto demonstra a importância para a sociedade e a economia brasileiras de normatizar o funcionamento das atividades de proteção veicular. Trata-se de uma alternativa viável e confiável para milhões de brasileiros que são rejeitados pelo mercado tradicional, seja por terem o nome negativado no SPC/Serasa, seja por tentarem proteger bens como motocicleta de baixa cilindrada, caminhão ou veículo com mais de 10 anos de fabricação, entre outros.
Tramitação do PLP
O PLP n.º 143/2024 chegou ao Senado no dia 5 de setembro e tramitou em regime de urgência, desde 12 de novembro, devido ao Requerimento n.º 742 aprovado em Plenário.
Na Câmara dos Deputados, a propositura era conhecida como PLP n.º 519/2018 e teve relatoria do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos/SP) – a indicação foi feita a pedido do ex-deputado João Campos, parceiro da AAAPV. No dia 28 de agosto deste ano, o projeto foi aprovado em Plenário por ampla maioria (439 votos favoráveis). O PLP n.º 101/2023, de autoria do Governo Federal, estava apensado a essa proposta.
Diálogo com lideranças
Durante 2024, visando apoio ao projeto de regulamentação do setor, a Agência intensificou o diálogo com deputados e senadores, realizando reuniões estratégicas para esclarecimentos de dúvidas e apresentação de dados embasados. Foram diversos encontros com o relator do PLP n.º 519/2018, deputado Vinicius Carvalho, com o relator do PLP n.º 143/2024, senador Weverton (PDT/MA), e outras lideranças partidárias.
Revista do Mutualismo
A presença no Congresso Nacional também ocorreu por meio da Revista do Mutualismo, maior publicação do setor no Brasil. Foram produzidas 21 edições especiais com capas e perfis de lideranças de bancadas ou federações na Câmara dos Deputados.
A 20ª edição, por sua vez, trouxe na capa o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), além de uma edição especial dedicada ao relator do PLP n.º 143/2024, senador Weverton. Figuras centrais e decisivas para a aprovação do projeto que regulamenta a proteção veicular.
Instalação da Frepam
A AAAPV liderou a criação da Frente Parlamentar Mista do Cooperativismo de Seguros e do Mutualismo de Proteção Patrimonial (Frepam), coletando assinaturas na Câmara e no Senado.
Com adesão de 203 parlamentares dos mais diversos partidos, a bancada foi instalada em 26 de agosto com a missão de fomentar o debate sobre as pautas do cooperativismo de seguros e do mutualismo de proteção patrimonial. A presidência da Frente foi assumida pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF), enquanto a AAAPV ficou responsável pela Secretaria Executiva.
A Frepam, em um dos seus primeiros atos, enviou uma nota técnica ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Superintendência de Seguros Privados (Susep), solicitando a suspensão de processos administrativos e judiciais de mútuas, com a instauração de foro ou instância própria de conciliação, com vistas à busca de solução para os conflitos instrumentalizados em tais processos, visto que a regulamentação já é uma realidade.
Diretoria permanece até 2027
Em Assembleia Geral Extraordinária realizada em agosto, em Brasília, foi decidida de forma unânime a prorrogação do mandato da atual Diretoria da AAAPV por mais dois anos (de janeiro de 2025 a janeiro de 2027). Com isso, os diretores poderão dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, principalmente em um momento crucial para a normatização da atividade das mútuas.
Destaque na Fenaprove
A 7ª edição da Fenaprove (maior evento de proteção veicular do Brasil), realizada no Expominas em novembro, contou com palestra do presidente da AAAPV, Raul Canal, intitulada “Regulamentação do mutualismo: passado, presente e futuro”.
Foi apresentado um panorama detalhado sobre os quase dez anos de trabalho da AAAPV em prol da regulamentação do setor, mostrando os impactos positivos de um marco regulatório e as adequações que as mútuas terão que fazer para permanecer no mercado.
Medalha Mérito Mutualista
Com o intuito de homenagear pessoas que direta ou indiretamente fazem parte da história da AAAPV, a Diretoria da AAAPV criou a Medalha Mérito Mutualista. A primeira entrega do prêmio de reconhecimento aconteceu durante Assembleia Geral, em novembro, com a condecoração de 17 gestores de mútuas, autoridades, parlamentares e cidadãos que contribuíram com a Agência na luta pela regulamentação do mutualismo de proteção patrimonial e veicular.
Publicidade na capital federal
Na via do Aeroporto de Brasília – rota privilegiada, por onde transitam autoridades e parlamentares – e em outros pontos estratégicos da cidade, foram instalados painéis de relógios sobre a campanha “Proteção Veicular é Legal” ao longo de todo o ano. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), dois milhões de pessoas circulam diariamente por esses locais, totalizando 30 milhões em 15 dias.
S.O.S Rio Grande do Sul
Com o objetivo de divulgar a campanha S.O.S. Rio Grande do Sul, em prol dos afetados pelas enchentes neste ano, a Agência cedeu espaço em seus painéis digitais alugados na capital federal.
Esclarecimento à imprensa
O papel da AAAPV de informar os veículos de comunicação sobre a legalidade da proteção veicular continuou em 2024. Foram produzidas e enviadas notas esclarecendo informações divulgadas erroneamente, reforçando a ausência de proibição da atividade no ordenamento jurídico brasileiro e as diferenças entre proteção veicular e seguro veicular.
Assessoria jurídica
Diversos inquéritos policiais contra associações e gestores de mútuas de proteção veicular foram arquivados, em todo o país, em consequência do trabalho de apuração dos fatos e da atuação do Tribunal Superior de Ética da AAAPV frente a acusações infundadas. As decisões beneficiaram todo o setor da proteção veicular ao servir de base para futuras demandas judiciais.